Cientistas japoneses criam “máquina que grava sonhos” e podem ser assistidos como um filme

Cientistas no Japão afirmam ter inventado uma “máquina gravadora de sonhos” capaz de registrar o mundo estranho e maravilhoso dos sonhos e reproduzir o que está guardado em seu subconsciente em sequências de vídeo impressionantes.

Através de uma máquina de ressonância magnética modificada, os pesquisadores conseguiram identificar padrões específicos de atividade cerebral que ocorriam enquanto as pessoas sonhavam nos mais diferentes cenários, como voar ou ver entes queridos.

O scanner de ressonância magnética analisa os padrões por meio de algoritmos de computador, criando imagens que representam o que alguém vivenciou durante os sonhos.

O estudo, realizado na na Harvard Medical School, na Universidade de Princeton e no Advanced Telecommunications Research Institute International (ATR) Brain Information Laboratory, revelou que nossos cérebros respondem de forma similar a estímulos visuais, quer estejamos acordados ou dormindo.

Isso significa que através das máquinas que detectam mudanças no fluxo sanguíneo dentro do cérebro, também é possível decodificar nossos sonhos, revelando que nossos cérebros respondem de forma similar a estímulos visuais, quer estejamos acordados ou dormindo.

A tecnologia ainda está em sua “fase beta”, mas cientistas e psicólogos estão super animados com as possibilidades que se poderá ter para mergulhar em nossas mentes subconscientes, onde todas as coisas realmente estranhas acontecem.

Além disso, o dispositivo pode levar a avanços no trabalho psicológico de indivíduos que sofrem de pesadelos ou TEPT e pode levar a uma melhor compreensão de seus pensamentos e emoções subconscientes.

A ideia não é nova, pois em 1999, já havia técnicas de imagem que podiam “registrar” os nossos sonhos correlacionando a atividade das ondas cerebrais com imagens usando algoritmos especificamente ajustados para as varreduras.

No entanto, apesar de o dispositivo parecer um experimento genial, alguns já levantaram “considerações éticas sobre o uso dessa tecnologia para fins comerciais”. Se analisarmos bem, a tecnologia pode um dia ser capaz de capturar nossos desejos e medos subconscientes mais profundos como um “filme caseiro”, mas algumas coisas do reino dos nossos sonhos é melhor continuar no escuro.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!