Interessante

Cientistas japoneses criam “máquina que grava sonhos” e podem ser assistidos como um filme

Cientistas no Japão afirmam ter inventado uma “máquina gravadora de sonhos” capaz de registrar o mundo estranho e maravilhoso dos sonhos e reproduzir o que está guardado em seu subconsciente em sequências de vídeo impressionantes.

Através de uma máquina de ressonância magnética modificada, os pesquisadores conseguiram identificar padrões específicos de atividade cerebral que ocorriam enquanto as pessoas sonhavam nos mais diferentes cenários, como voar ou ver entes queridos.

O scanner de ressonância magnética analisa os padrões por meio de algoritmos de computador, criando imagens que representam o que alguém vivenciou durante os sonhos.

O estudo, realizado na na Harvard Medical School, na Universidade de Princeton e no Advanced Telecommunications Research Institute International (ATR) Brain Information Laboratory, revelou que nossos cérebros respondem de forma similar a estímulos visuais, quer estejamos acordados ou dormindo.

Isso significa que através das máquinas que detectam mudanças no fluxo sanguíneo dentro do cérebro, também é possível decodificar nossos sonhos, revelando que nossos cérebros respondem de forma similar a estímulos visuais, quer estejamos acordados ou dormindo.

A tecnologia ainda está em sua “fase beta”, mas cientistas e psicólogos estão super animados com as possibilidades que se poderá ter para mergulhar em nossas mentes subconscientes, onde todas as coisas realmente estranhas acontecem.

Além disso, o dispositivo pode levar a avanços no trabalho psicológico de indivíduos que sofrem de pesadelos ou TEPT e pode levar a uma melhor compreensão de seus pensamentos e emoções subconscientes.

A ideia não é nova, pois em 1999, já havia técnicas de imagem que podiam “registrar” os nossos sonhos correlacionando a atividade das ondas cerebrais com imagens usando algoritmos especificamente ajustados para as varreduras.

No entanto, apesar de o dispositivo parecer um experimento genial, alguns já levantaram “considerações éticas sobre o uso dessa tecnologia para fins comerciais”. Se analisarmos bem, a tecnologia pode um dia ser capaz de capturar nossos desejos e medos subconscientes mais profundos como um “filme caseiro”, mas algumas coisas do reino dos nossos sonhos é melhor continuar no escuro.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Bigode feminino: Nova tendência que pode redefinir padrões de beleza das mulheres

Nos últimos anos, o universo da moda e da beleza tem passado por transformações significativas.…

6 horas ago

O significado oculto do emoji de “Bola 8”: Alerta para pais e responsáveis

Com o avanço da tecnologia, a nossa forma de comunicar também mudou. Os emojis se…

6 horas ago

Como viajar no tempo usando o Google Maps: Volte ao passado com um clique

Você já imaginou poder voltar no tempo e ver como era sua casa, sua rua…

6 horas ago

Médico choca fãs ao explicar diagnóstico de Wesley Safadão: “Não há cura”

Em outubro do ano passado, o cantor Wesley Safadão, de 36 anos, precisou fazer uma…

7 horas ago

Idosa de 76 anos fica arrasada ao perceber que deixou bilhete de loteria premiado de US$ 2,5 milhões dentro de jaqueta que doou

Uma mulher de 76 anos da Pensilvânia, EUA, ficou arrasada ao perceber que sua tentativa…

8 horas ago

Jovem de 14 anos impressiona ao desenvolver app capaz de detectar doenças cardíacas em apenas 7 segundos

Com apenas 14 anos de idade, o prodígio indiano-americano Siddharth Nandyala está transformando o diagnóstico…

8 horas ago