Os cães sempre foram considerados como nossos fiéis amigos de quatro patas, mas agora a ciência revela que eles são ainda mais inteligentes do que imaginávamos.
Desse modo, um estudo sobre a atividade cerebral canina revelou que nossos queridos companheiros peludos têm uma capacidade surpreendente de compreender substantivos e formar imagens mentais dos objetos em suas mentes.
A pesquisa mergulhou profundamente na compreensão das habilidades linguísticas dos cães. Portanto, os pesquisadores conduziram testes onde os donos proferiram palavras associadas a brinquedos familiares de seus cães. Assim, observando a reação dos animais diante dessas palavras.
Dessa forma, o estudo identificou que os cães reconhecem as palavras e também, são capazes de associá-las a objetos específicos. Os resultados mostraram uma resposta cerebral particular, semelhante ao efeito N400 observado em humanos, quando os cães ouviam palavras que correspondiam aos objetos que conheciam.
Uma das autoras do estudo, Marianna Boros, destacou que os cães ativam a memória de um objeto quando ouvem seu nome. Então, indicando uma compreensão genuína dos substantivos aprendidos.
Sua colega, Lilla Magyari, enfatizou que os cães não apenas aprendem comportamentos específicos com palavras, mas também entendem o significado de algumas palavras individuais, de forma semelhante aos humanos.
Embora os cães possam não processar palavras da mesma maneira que nós, eles são capazes de evocar representações mentais dos objetos ao ouvir seus nomes. Assim, estabelecendo uma conexão referencial entre a palavra e o objeto. Isso explica por que ficam tão animados com certas palavras, como “passeio”.
Imagem de Capa: Canva