Na quinta-feira (18), um incidente aterrorizante ocorreu a bordo de um avião quando um cigarro eletrônico explodiu repentinamente durante o voo. Dessa forma, causando temores de uma possível ameaça de bomba e gerando pânico entre os passageiros.
O cigarro eletrônico defeituoso explodiu em um compartimento superior, desencadeando uma série de eventos alarmantes. O objeto pertencia a um dos passageiros, e logo após a explosão, a fumaça começou a se espalhar pela cabine.
Os comissários de bordo encontraram duas malas em chamas, o que aumentou ainda mais a tensão a bordo.
Dessa forma, vários passageiros decidiram agir com bravura e pegaram as malas que estavam em chamas, com objetivo de apagar o fogo. Felizmente, os passageiros e a equipe de voo intervieram rapidamente e controlaram o incidente em tempo hábil.
No entanto, por precaução, a aeronave teve que retornar a Genebra, onde pousou em segurança no aeroporto da cidade.
Assim que o avião aterrissou, equipes de emergência foram prontamente acionadas e inspecionaram minuciosamente a aeronave. Felizmente, nenhum passageiro ficou ferido durante o incidente.
As autoridades suíças imediatamente iniciaram uma investigação para determinar a causa do incêndio e concluíram que se tratava de um “descontrole térmico”, uma falha na bateria do cigarro eletrônico, que estava embalado em uma das malas dentro da bagagem.
Após o incidente
A companhia aérea EasyJet informou que os 191 passageiros afetados conseguiram prosseguir viagem no dia seguinte, sendo transportados para o Aeroporto Schiphol, em Amsterdã. No entanto, esse episódio levanta preocupações sobre a segurança dos cigarros eletrônicos a bordo de aeronaves.
As orientações para os passageiros destacam que eles podem transportar cigarros eletrônicos na bagagem de mão, mas com restrições.
No máximo, dois cigarros eletrônicos com baterias são permitidos, porém, é crucial que não sejam colocados nos compartimentos de bagagem. Essa medida visa evitar possíveis riscos relacionados às baterias dos dispositivos.
O incidente ocorrido no voo destacou a importância de cumprir rigorosamente as regulamentações de segurança aérea e de conscientizar os passageiros sobre os riscos potenciais envolvendo dispositivos eletrônicos durante as viagens.
As companhias aéreas e as autoridades competentes devem continuar aprimorando suas diretrizes e medidas de segurança para garantir um ambiente de viagem seguro para todos os passageiros.
Auf einem #Easyjet-Flug von #Genf nach #Amsterdam hat der Akku einer E-Zigarette einen Brand ausgelöst. Offenbar war die Zigarette angelassen worden. pic.twitter.com/rRIV72XaaM
— SRF News (@srfnews) May 23, 2023
Imagem de Capa: Reprodução