Coisas que eram baratas mas que atualmente se tornaram luxo

A percepção de luxo está em constante evolução e é fortemente influenciada por fatores econômicos, culturais e sociais. Um debate interessante na comunidade r/preguntaleareddit no Reddit destacou como diversos itens e serviços, antes muito acessíveis à toda a população, hoje se transformaram em verdadeiros artigos de luxo.

Essa mudança evidencia a complexidade do mercado e as dificuldades enfrentadas por consumidores em várias partes do mundo.

Um exemplo curioso muito comentado na discussão foi o custo das Havaianas, que antes eram sinônimo de simplicidade e acessibilidade. Hoje, com modelos estilizados e preços elevados, muitos as consideram um item premium.

A discussão levantou vários itens inesperados, mas que nos levam a refletir sobre como mudanças econômicas, demandas de mercado e até mesmo a globalização podem transformar itens comuns em símbolos de exclusividade.

cosas que eran baratas y se volvieron un lujo?
byu/NeiGallego inpreguntaleareddit

Entre os comentários dos usuários na rede social, várias respostas chamaram a atenção. “Gasolina, livros, aluguéis, roupas.”, comentou um internauta na publicação.

Enquanto outro apontou: “Asinhas de frango, antes isso era quase uma ninharia (sobras de frango que eram vendidas extremamente baratas) hambúrgueres, antes eram um alimento de fast food muito barato, agora custam o mesmo que um almoço ou jantar.”

“Viver. Já é um luxo, pelo menos se você quer viver decentemente.”, lamentou mais um, enquanto outro relembrou um item muito utilizado no passado: “Fazer fotografia em filme. Antes era baratíssimo!”

“Carros não eram um luxo, mas da pandemia para cá, é quase necessário hipotecar a casa para comprar uma caminhonete.”, comentou outro. “A carne de vaca, antigamente (muito antes da pandemia) era relativamente barata (obviamente depende muito do país de onde você é), mas agora comê-la parece um luxo…”, acrescentou outro internauta, afimando que a COVID influenciou de forma negativa nos preços de muitas coisas, no mundo todo.

“AS CORTINAS!!!! Que diabos aconteceu??! Em que momento ficaram tão caras?”, brincou outra pessoa, enquanto outro criticou: “Nascer e morrer, para ambas há que pagar um dinheirão.”

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!