Essa planta é uma das queridinhas para quem pratica o Feng Shui – que é a arte de harmonizar os ambientes e melhorar a energia do local.
Originária da África, seu nome científico é Zamioculcas zamiifolia. Por não gostar de sol direto, sua folhagem ornamental com tons verdes reluzentes é uma ótima escolha para quem mora em apartamento ou quer ter as plantas dentro de casa.
Uma curiosidade dessa planta é que ela também serve para atrair boas energias, proteção e sorte, sendo altamente indicada para colocar em entradas.
Como cultivar a Zamioculca
A zamioculca é uma espécie que não exige manutenção diária e gosta de ambientes com sombra. Por isso, pode ser cultivada no interior de casa ou em locais sombreados do jardim, sem sol direto.
Essa planta – que pode atingir até 50 cm de altura -, gosta de solo bem drenável, com terra rica em matéria orgânica. É indicada para regiões quentes e não tolera geadas. Geralmente, sua floração ocorre no início do outono ou verão.
Fenghi Shui e a Zamioculca
No Feng Shui, diz-se que a zamioculca seja uma planta que filtra as energias e atrai prosperidade. Alguns acreditam que essa planta mexe com o ambiente da sua casa, purificando as energias negativas de pessoas que trazem essas cargas, absorvendo e transformando em energia positiva.
Segundo admiradores da planta, quando suas folhas ficam amareladas e não é agua em excesso e nem falta de adubo, na verdade ela pode estar sentindo a presença de algo estranho na casa. Desta forma, a planta te avisa se alguém ruim vai chegar ou se o ambiente está carregado de más energias.
Apesar dos benefícios, tenha cuidado, pois a zamioculca é uma espécie tóxica. O simples contato pode causar irritação na pele e nas mucosas. É indicado deixá-la em locais fora do alcance de crianças e de animais.
Imagem de Capa: Canva