Reflexão

‘Começa a parecer algo vergonhoso’: por que estamos sozinhos e o que podemos fazer a respeito

Segundo estatísticas, os jovens e as mulheres são os mais propensos a admitir que se sentem sozinhos, em comparação com pessoas com 70 anos ou mais.

Em uma série da BBC Radio 4, a “Woman’s Hour”, a solidão é um tema conversado com mulheres que a vivenciaram, onde é discutido o impacto na saúde, na sociedade e nas formas como poderemos aliviar se sentir só.

Na primeira parte da série, duas jovens compartilharam sua experiência de solidão. Beth McColl, 30, e Rachael Devine, 33, lutaram contra o sentimento de solidão e a vergonha que tantas vezes acompanham isso.

“Sempre fui feliz por estar sozinha”, diz Beth. “Estou muito apegada a esta ideia da minha própria independência. Quase parecia que eu teria que realmente lutar com minha própria identidade se estivesse sozinha. Então, eu neguei. Pensei: ‘Isto é para outras pessoas’.

Rachael disse: “Parecia uma espécie de inseto. Eu ignorei isso por um tempo. Então coloquei no Twitter e perguntei se mais alguém estava passando por isso, e tive conversas realmente profundas. Acontece que eu estava sozinha há um tempo. Nada mudou na minha vida. Todas as circunstâncias materiais eram as mesmas. Pensei: ‘Não posso estar sozinha.’ Mas eu estava.”

“Foi como se uma lente tivesse passado pela minha visão e estivesse distorcendo as coisas. Eu levaria minha vida normalmente – faria essas viagens sozinha, escreveria em casa – mas em vez de achar isso realmente fortalecedor, simplesmente me sentia esgotada. Eu saia e as pessoas pareceriam hostis. E eu senti uma distância enorme entre meus amigos. Foi tão bizarro.”

Rachael afirma ser estranho se sentir assim, porque sempre gostou de estar sozinha. Mas que estar sozinho é diferente de ser sozinho.

“A solidão se torna consumidora. Há um pouco de mim que se sente muito envergonhado por ter 33 anos e estar muito sozinha. Tudo o que ouço há muito tempo é que seus 20 anos são os melhores anos da sua vida ou que seus 30 anos são os melhores anos da sua vida. Você está destinado a ter momentos incríveis. E estou sentado aqui me sentindo muito sozinho.”

“Existe aquela solidão reacionária que pode surgir com um luto, com uma grande mudança ou com uma mudança de circunstâncias”, diz Beth. “Mas é quando essa solidão dura mais tempo que começa a parecer algo vergonhoso.”

“Acho que estamos sentindo muita falta de comunidade em todos os lugares”, diz Rachael. “A comunidade conserta muitas coisas. Nos precisamos disto. Mas também, todos os meus amigos estão ocupados, trabalhamos muito, estamos esgotados, estamos cansados… Estou tentando encontrar um dos meus amigos e demoramos dois meses porque foi aquele conflito horrível de diários. Então, em parte, isso pode ser corrigido e ajudado pelas pessoas, mas, em última análise, acho que também é necessário que haja mudanças na sociedade.”

Como parte da série, foi compartilhado algumas das maneiras pelas quais podemos aliviar os sentimentos de solidão. Aqui estão alguns de seus conselhos.

1. Comunique-se – não tenha medo de falar sobre isso

Seja falando sobre isso nas redes sociais ou até mesmo conquistando uma nova amizade. Isso ajuda a tratar pelo menos uma das situações de solidão de uma pessoa. Ao compartilhar essa experiência, deixa de ser algo que isola.

2. Tire sua mente disso – tente aproveitar o tempo sozinho

Tente se distrair com outras atividades ou procure fazer algo que realmente te absorva. Porque estar totalmente dedicado em alguma coisa em sua própria companhia e ser feliz na sua solidão por um tempo pode ajudar.

3. Tente cultivar uma série de amizades

Por vezes você se sente sozinho pela fase da vida. De repente, você é o único amigo solteiro ou o único que está se tornando pai. Por isso, pode ser um benefício ter amplos grupos de amizade.

4. Mude seu pensamento – tente ser mais positivo

Existem evidências de que o pensamento das pessoas se torna mais negativo quando elas se sentem sozinhas. Desta forma, sua interpretação também pode se tonar mais negativa. Analise seus pensamentos e se você pensa que ficar sozinho é um fracasso, um fim de semana onde você passa algumas noites sozinho é um fracasso ou até mesmo ser solteiro é um fracasso, isso é uma crença de que você precisa começar a desafiar.

5. Seja gentil consigo mesmo

Não se culpe por se sentir mal por estar se sentindo solitário. Você precisa se cuidar e ser gentil consigo mesmo ao fazer isso.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Cuidado! Se esses animais aparecerem em excesso na sua casa, pode ser um alerta espiritual e energético

A presença de certos animais em uma quantidade fora do normal dentro de casa pode…

2 dias ago

Cientistas afirmam descobrir evidências de que a “consciência” continua existindo após a morte na forma de “alma”

Recentemente, um novo estudo trouxe evidências que indicam que a consciência pode continuar existindo após…

2 dias ago

Esta é a cor que indica maior inteligência nas pessoas, segundo a ciência – Você usa ela?

A psicologia das cores é um campo fascinante que estuda como os tons influenciam nosso…

2 dias ago

Menina de 11 anos tira a própria vida após ser vítima de bullying por “status de imigração da família”, nos EUA

Aviso: Este artigo contém tema sensível, o que pode ser angustiante para alguns leitores. A…

2 dias ago

Filme estrelado por Fernanda Montenegro foi escolhido para a abertura do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris

O filme "Vitória", estrelado por Fernanda Montenegro, foi selecionado para abrir o 27º Festival de…

2 dias ago

A tão esperada ‘Lua de Sangue’ de 2025 poderá ser observada por todo o Brasil; Saiba quando e como

Se você é fã de eventos astronômicos, a Lua de Sangue está prestes a acontecer…

2 dias ago