Interessante

Comer esta fruta todos os dias pode reduzir o risco de depressão em 20%

A relação entre alimentação e saúde mental está cada vez mais em evidência. Recentemente, um estudo revelou que ao consumir uma fruta específica pode reduzir em até 22% o risco de depressão.

No entanto, como isso acontece? Vamos explorar os resultados da pesquisa e entender por que incluir essa fruta no seu dia a dia pode ser um grande passo para o bem-estar mental.

O papel da alimentação na saúde mental

A alimentação sempre foi associada apenas à saúde física, contudo, atualmente, sabemos que também pode impactar diretamente em nossa saúde emocional. Dietas equilibradas, especialmente aquelas ricas em frutas e vegetais, demonstram efeitos positivos na prevenção e no manejo da depressão.

Portanto, um estudo analisou a ligação entre o consumo de frutas cítricas e o risco de desenvolver depressão. A pesquisa destaca que dietas no estilo mediterrâneo, ricas em frutas frescas, verduras e gorduras saudáveis, podem reduzir o risco da doença em até 35%.

No entanto, os pesquisadores queriam entender quais grupos alimentares desempenham um papel mais significativo nesse processo.

O segredo para a redução da depressão

De acordo com os resultados, frutas como laranjas e toranjas possuem um efeito protetor contra a depressão. Os pesquisadores acompanharam 32.427 participantes ao longo de 14 anos, analisando seus hábitos alimentares e histórico de saúde mental.

Dessa forma, no fim da análise, descobriu-se que aqueles que consumiam uma quantidade maior de frutas cítricas apresentaram um risco 22% menor de desenvolver depressão em comparação com aqueles que consumiam menos.

Um dos aspectos mais interessantes do estudo é a relação entre o consumo de frutas cítricas e a microbiota intestinal. Pesquisas anteriores já indicaram que a saúde do intestino está diretamente ligada ao funcionamento do cérebro.

Portanto, o estudo mostra que essas frutas aumentam a presença de uma bactéria benéfica chamada Faecalibacterium prausnitzii. Ela possui propriedades anti-inflamatórias e está associada à redução do risco de doenças mentais.

Quanto é necessário consumir?

A boa notícia é que o efeito positivo pode ser obtido com pequenas mudanças na alimentação. Segundo o estudo, se você consumir uma laranja média por dia já é o suficiente para perceber benefícios.

Então, se você adicionar um copo de suco de laranja natural no seu dia a dia, será um passo simples, mas poderoso, para sua saúde mental.

Se você deseja melhorar sua saúde mental, vale a pena considerar a inclusão de frutas cítricas na sua rotina alimentar. Pequenos hábitos podem fazer uma grande diferença no seu bem-estar.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Perfumes femininos baratos que cheiram a luxo e duram o dia todo: 7 opções para arrasar sem gastar muito

Você busca um perfume que a faça sentir elegante, poderosa e cheirosa o dia todo,…

17 horas ago

Série médica da Netflix surpreende e lidera audiência em mais de 130 países

Se você é fã de séries médicas como Grey’s Anatomy ou The Good Doctor, prepare-se…

17 horas ago

Se o seu sobrenome estiver nesta lista, você tem ancestralidade cigana

Um vídeo compartilhado recentemente nas redes sociais chamou a atenção ao seu falar sobre sobrenomes…

17 horas ago

Enfermeiras que trabalham no mesmo andar de um hospital “coincidentemente” desenvolvem tumores cerebrais

Pelo menos cinco enfermeiras de uma equipe que trabalha no mesmo andar de um hospital…

19 horas ago

Trump muda regras sobre ‘banhos de chuveiro’ nos EUA: “Gosto de lavar meu lindo cabelo”

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto nesta semana que muda as regras…

19 horas ago

Estudantes de medicina debocham e expõem paciente no TikTok e família denuncia desrespeito: caso é investigado pela polícia

Recentemente, viralizou nas redes sociais, um vídeo de duas estudantes de medicina expondo detalhes de…

20 horas ago