O começo de agosto promete dias de extremo calor em diversos estados brasileiros. As temperaturas passarão dos 30ºC no Sul do país e poderão chegar aos 40ºC no Centro-Oeste, conforme projeções meteorológicas da MetSul Meteorologia.
O aquecimento será particularmente acentuado no Centro-Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, onde tradicionalmente predomina o frio nesta época do ano, as temperaturas estarão acima da média para agosto. Dessa maneira, podendo superar em até 10ºC as máximas habituais.
Uma corrente de jato em baixos níveis, localizada a cerca de 1.500 metros de altitude, influenciará o clima na segunda metade da semana. Assim, trazendo um significativo ingresso de ar quente.
Por isso, no Centro-Oeste, a primeira semana de agosto será bastante quente. O calor será intenso, especialmente na capital do Mato Grosso, Cuiabá, onde as máximas deverão se aproximar ou até ultrapassar os 40ºC durante os primeiros dez dias do mês.
O tempo seco e quente deve agravar as queimadas no Pantanal. Após um recuo no número de focos de incêndio em meados de julho, as queimadas voltaram a aumentar no final do mês e tendem a continuar durante os primeiros dias de agosto.
Calor também no Sudeste
São Paulo
No estado de São Paulo, o calor será mais intenso no Oeste e Norte, com máximas entre 31ºC e 34ºC nos primeiros dias de agosto. No Sul e Leste paulista, a temperatura subirá mais a partir do dia 4, com marcas acima de 30ºC em algumas áreas do litoral.
Na capital paulista, espera-se que as temperaturas atinjam máximas próximas ou superiores a 30ºC entre os dias 3 e 7 de agosto.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a temperatura também aumentará no início de agosto, com máximas superando os 35ºC entre os dias 5 e 7.
Imagem de Capa: Canva