Ao longo da nossa vida todos lidamos com ciúmes, tanto por parte dos outros, como dentro de nós. Uma quantidade pequena de ciúmes não tende a afetar-nos negativamente, mas por vezes deixamos os ciúmes tomar conta da nossa vida, e estes podem destruir as nossas relações amorosas, de trabalho ou até familiares. Neste artigo mostramos-lhe algumas técnicas para controlar os seus sentimentos de ciúmes e dessa forma melhorar a sua vida.
Afinal o que são os ciúmes e porque os sentimos?
Os ciúmes são uma expressão negativa do amor e do desejo, que no seu âmago advêm de um medo colossal da perda. Este medo de perder, sejam as posses ou uma pessoa amada, leva a uma preocupação intensa, e esta preocupação torna-nos possessivos e faz-nos a agir de maneiras que nem sempre são saudáveis para nós e para quem nos rodeia.
Como podemos lidar com estas emoções?
1. Ganhar consciência e aceitar
Para conseguir contornar os seus ciúmes, o primeiro passo é obviamente ganhar consciência de que os tem. Ao perceber que está a sentir ciúmes e que estes estão a afetar negativamente a sua vida e a vida das pessoas que ama, pode então passar para o momento de cura em que tenta controlar estas emoções e não permitir que elas o controlem a si.
2. Combater mentalmente estes sentimentos e controlar os ciúmes
O nosso cérebro está construído para sentir emoções de forma inconsciente, ou seja, os seus ciúmes não partem de uma facção consciente do seu cérebro, mas sim da parte sobre a qual não tem controlo. No entanto, o facto de que somos animais racionais permite-nos lutar contra este subconsciente e “treinar” o cérebro para que este modifique o seu comportamento.
Quando sentir ciúmes, combata os pensamentos alarmistas e de preocupação que lhe vêm à cabeça. Só porque estes pensamentos aparecem, não significa que tem de lhes obedecer e tornar-se ciumento. Não precisa de verbalizar estes sentimentos de forma agressiva (ou passivo-agressiva). Não precisa de tentar controlar a pessoa que ama para acalmar este sentimento dentro de si. A única coisa de que precisa é usar a força da razão contra si próprio de maneira a calar este medo e o obrigar a tornar-se cada vez mais pequeno. Então como pode fazer isso?
1. Tente refletir sobre a emoção e perceba de onde vem este medo especificamente. Tem medo de ser traído? Tem medo que o seu parceiro encontre alguém melhor? Tem medo que o seu chefe goste mais de um colega? Tem medo de perder o trabalho? De onde vêm, afinal, estes ciúmes?
2. Ao perceber a questão que o assombra, responda-lhe com argumentos racionais. Formule mesmo a frase dentro de si: “Isso não vai acontecer porque…”. Convença o seu cérebro de que o medo, é só medo, não é a realidade. Se o seu parceiro não fosse feliz consigo, não estariam juntos. Se o seu chefe não gostasse de si, não o teria contratado.
3. Eliminar a fonte dos ciúmes
Tendo conseguido controlar os ciúmes e enquanto apazigua as reações provocadas pelos mesmos, é agora altura de se focar na razão pela qual sente estas emoções. Os ciúmes advêm muitas vezes de baixa autoestima: temos medo que o nosso parceiro encontre alguém melhor que nós, pois acreditamos que essa pessoa existe. Mas a verdade é que devíamos ter autoconfiança suficiente para este pensamento não nos afetar. Tente reconstruir a confiança em si próprio através de meditações ou exercícios para subir a autoestima. Vá à fonte destes ciúmes e cure-a. Isto ajudará a sua vida a vários níveis e melhorará as vidas daqueles à sua volta.
Por: Lado Violeta
Imagem de capa: Mihai Stefan Photography no Pexels
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…