Ter inteligência emocional é a capacidade de identificar e gerenciar suas próprias emoções e as emoções dos outros. No entanto, quando não possuímos esse tipo de inteligência, se torna impossível permanecer calmo durante um conflito.
O conflito é uma parte inevitável da vida. Mesmo a pessoa mais fria, calma e controlada na sala experimentará algum grau de turbulência interpessoal em algum momento.
Contudo, na maioria dos casos, as pessoas não têm controle sobre o que acontece a seguir. Portanto, neste artigo, iremos compartilhar seis dicas de como manter a calma durante um momento estressante.
A capacidade de permanecer relaxado e centrado durante um conflito depende da sua capacidade de descontrair o corpo. A respiração superficial é a resposta inata do corpo quando confrontado com o estresse. Anular essa resposta natural e praticar a respiração profunda em vez disso ajuda o corpo a permanecer calmo.
Dessa forma, inspire profundamente pelo nariz antes de expirar lentamente pela boca. Respirações suaves e profundas cessarão a produção de dois hormônios do estresse – adrenalina e cortisol.
Concentrar-se em quaisquer sensações físicas que surjam em um conflito permite que você as altere conscientemente. Então, quando seu foco muda para o corpo, você pode sentir a tensão, a respiração superficial, etc. que acompanha o estresse.
Portanto, quando você notar que seu corpo está começando a ficar tenso, retorne sua postura a um estado neutro relaxando seus ombros e mãos. Esta posição aberta comunica positividade usando linguagem corporal – e frequentemente dissipa conflitos.
Quando uma pessoa inicia uma discussão, ou algum outro tipo de conflito, pode se sentir que não está sendo ouvida. Além disso, é impossível dissipar um conflito sem escuta atenta e ativa.
Por isso, quando alguém estiver falando, concentre toda a sua atenção no que a pessoa diz. Ignore qualquer pensamento de construir uma resposta. Assim que a pessoa terminar de falar, você terá as informações necessárias para responder de forma inteligente.
Perguntas abertas são inestimáveis na resolução de conflitos. Primeiro, perguntas abertas demonstram que você está ouvindo atentamente. Segundo, esses tipos de perguntas mostram respeito pela pessoa ao permitir que ela articule seus pensamentos.
Aprender a fazer perguntas abertas pode ser um pouco complicado para algumas pessoas. A maneira mais fácil de evitar fazer perguntas do tipo “Sim” ou “Não” é não usar as palavras “Faça”, “Não”, “Fez” e “Não fez” ao fazer uma pergunta.
Em vez disso, use as palavras “O quê”, “Por quê”, “Quando” e “Como”. Percebeu a diferença?
A maneira mais fácil de aumentar o conflito é elevar a voz. Por outro lado, uma das maneiras mais fáceis de dissipar o conflito é abaixar a voz.
Portanto, o primeiro passo é dissipar a raiva inicial da outra pessoa. Você não pode fazer isso levantando a voz. Por outro lado, você pode rapidamente transmitir uma sensação de calma tomando a decisão consciente de abaixar a voz.
Nem todo conflito terá um desfecho amigável ou satisfatório para ambos os lados. No entanto, você pode evitar que a situação se agrave afastando-se educadamente da conversa.
No campo dos conflitos interpessoais, uma regra fundamental é que eles só continuam enquanto houver dois participantes ativos. Por isso, sair de uma discussão pode ser a melhor atitude em dois cenários:
Mesmo as pessoas mais autoconscientes perdem a paciência em algum momento durante uma discussão. É natural — somos seres emocionais, e essa capacidade de sentir pode trabalhar a nosso favor ou contra nós.
Seguindo algumas das seis estratégias sugeridas, você se sentirá mais preparado para lidar com conflitos. Isso permitirá que você use suas emoções e seu autocontrole a seu favor, conquistando a confiança e o respeito dos outros graças ao seu equilíbrio e temperamento positivo.
Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, uma estrela de site de conteúdo adulto afirmou ter quebrado um recorde mundial ao…
As amizades são algumas das relações mais gratificantes da vida, mas também podem ser complicadas.…
Quando se trata de relacionamentos duradouros, talvez seja verdade que você nem sempre consegue tudo…
Os cigarros eletrônicos, ou vapes, têm sido promovidos como uma alternativa menos prejudicial ao tabagismo…
Após conquistar o coração do público brasileiro, o filme “Ainda Estou Aqui”, iniciou sua trajetória…
A influenciadora digital catarinense Ianka Cristini surpreendeu seus mais de 12 milhões de seguidores nas…