A depressão afeta milhões de pessoas no mundo todo, e esse número só parece estar crescendo. No entanto, muitas pessoas não foram realmente diagnosticadas e sofrem silenciosamente, onde optam por não obter ajuda por constrangimento, vergonha ou orgulho.
Talvez a pessoa que sofre nem saiba que tem um problema, tornando a depressão silenciosa ainda mais perigosa. No entanto, algumas pessoas não sabem como expressar suas emoções ou não se sentem confortáveis em fazê-lo.
É por isso que todos nós precisamos cuidar das pessoas em nossas vidas e observar os sinais e comportamentos de que alguém está silenciosamente em depressão.
O afastamento de atividades habituais é um dos principais sinais de depressão; isso ocorre porque o transtorno toma todo o tempo e energia da pessoa. A depressão torna muito difícil continuar com a vida diária, além do que é absolutamente necessário, porque a dor se torna muito grande.
Aqueles que sofrem silenciosamente podem começar a abandonar uma ou duas atividades de seu cotidiano na esperança de que ninguém perceba. Muitos que sofrem não querem admitir que têm um problema e não querem que os outros saibam sobre isso.
Nenhuma surpresa aqui – a depressão esgota os níveis de energia de uma pessoa a ponto de até mesmo sair da cama parecer correr uma maratona. Os pensamentos constantes e intrusivos de desesperança e desespero combinados com alto estresse, falta de apetite e problemas de sono tornam a vida uma batalha diária.
Uma pessoa que sofre silenciosamente de depressão pode até começar a se afastar de amizades e da vida familiar porque não tem mais energia para elas.
Aumento ou diminuição do apetite é um sintoma comum de depressão. Gary Kennedy, MD, diretor de psiquiatria geriátrica no Montefiore Medical Center no Bronx, Nova York, diz: “Uma mudança repentina de peso, seja ganhando ou perdendo, pode ser um aviso de depressão, especialmente em alguém que tem outros sintomas de depressão ou um histórico de depressão.”
Se você notar hábitos alimentares incomuns em um amigo ou ente querido, ele pode estar sofrendo silenciosamente de depressão.
De acordo com o WebMD, 80% dos adultos com depressão têm dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo. Pacientes com insônia crônica têm três vezes mais probabilidade de desenvolver depressão em comparação com aqueles sem insônia.
Muitos médicos acreditam que tratar a insônia ajudará a reduzir os sintomas depressivos em pessoas que sofrem. Se alguém que você conhece reclama de problemas de sono regularmente, ele ou ela pode ter depressão.
Infelizmente, o abuso de substâncias é comum entre aqueles com depressão, ansiedade e outros transtornos mentais.
Embora seja compreensível querer escapar da realidade e dos pensamentos problemáticos por um tempo, o vício pode causar ainda mais problemas no futuro. Se você conhece alguém que abusa de drogas ou álcool regularmente, essa pessoa pode estar silenciosamente deprimida.
Muitas pessoas com depressão não querem admitir isso, nem para si mesmas nem para os outros. Quando estão na companhia de outras pessoas, elas parecem muito felizes ou dão respostas vagas quando as pessoas perguntam sobre como está indo sua vida.
Elas só se envolvem em conversas superficiais porque querem evitar julgamentos sobre sua depressão. Se você notar que alguém se tornou distante ou só faz conversa fiada, isso pode indicar depressão oculta.
Você pode não pensar em excesso de trabalho como um sintoma de depressão, mas algumas pessoas usam o trabalho para encobrir suas emoções. Elas veem o trabalho como uma desculpa para escapar de como se sentem, uma distração para o tormento que sua mente lhes causa.
Se você notar alguém ficando até tarde no trabalho na maioria das noites da semana, essa pessoa pode estar silenciosamente deprimida e não apenas uma workaholic.
A depressão parece um monstro na mente daqueles que sofrem com ela. Claro, isso torna crítico para eles obterem a ajuda de que precisam. Se você notar alguém mostrando qualquer um dos sinais acima mencionados, não hesite em oferecer-lhes um ombro para chorar ou um ouvido para ouvir.
Se todos nós cuidarmos uns dos outros, podemos simplesmente acabar com o estigma em torno da depressão e fazer com que as pessoas se sintam mais confortáveis e dispostas a obter o tratamento de que precisam.
Imagem de Capa: Canva
Já imaginou o que uma ilusão de ótica pode dizer sobre sua personalidade? Esse teste…
Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo uma nova série de terror: “Não Volte Para…
O medo de traição é uma preocupação comum em muitos relacionamentos, contudo, existem sinais que…
A influenciadora e cantora Jojo Todynho vem sofrendo com a perda de contratos com marcas…
Recentemente, Jada Pinkett Smith e Will Smith comunicaram que ainda estavam tentando entender o relacionamento,…
A dor lombar, além de suas causas físicas, muitas vezes é interpretada na psicossomática como…