A atriz Vaneza Francisca relatou ter sofrido transfobia após ser confundida com uma mulher trans em um trem em São Paulo. Dessa forma, nas redes sociais, o caso gerou revolta e reacendeu a discussão sobre a importância da luta pelos direitos das pessoas trans.
Vaneza, que é uma mulher cisgênero, foi vítima de um homem que a ofendeu e a humilhou por ter achado que ela fosse uma mulher trans. O homem pediu que a atriz “tampasse as partes íntimas” e gritou que ninguém era obrigado a olhar para o “pint*” de Vaneza.
A atriz, que é conhecida por seu papel na série “3%”, da Netflix, conta que não é a primeira vez que é confundida com uma mulher trans. No entanto, sendo a primeira vez que foi violentada por causa disso.
Desse modo, Vaneza nos alerta para a transfobia sofrida pelas mulheres trans e pediu que a luta delas seja incorporada ativamente em nosso discurso.
“Se a causa das mulheres trans não lhe sensibiliza de maneira empática, espero que, por meio deste relato, possamos entender que, em um país misógino e machista, que mais mata mulheres trans, todas nós, podemos ser vítimas de violência física e psicológica”, disse em sua publicação.
Infelizmente, casos como o de Vaneza não são raros. No entanto, pessoas trans sofrem diariamente com a discriminação e a violência por simplesmente serem quem são. É preciso que a sociedade como um todo se una para combater a transfobia. Desse modo, garantindo que todas as pessoas tenham direito à vida digna e respeito.
Ver essa foto no Instagram
Imagem de Capa: Vaneza Francisca