Interessante

Conheça a comunidade em que só vivem 26 mulheres mais velhas: ‘independência e autonomia’

Imagine uma comunidade idílica no topo de uma rua tranquila, onde mulheres maduras, com idades entre 58 e 94 anos, vivem juntas em harmonia e independência. Contudo, isso não fica só na imaginação.

No Reino Unido, o New Ground é a primeira comunidade de cohousing exclusivamente para mulheres mais velhas. Dessa forma, essa comunidade conta com 25 apartamentos e 26 morados.

Com intuito de afastar a solidão da vida dessas mulheres mais velhas, New Ground se tornou realidade graças à determinação de mulheres como Jude Tisdal, uma consultora de artes.

New Ground

“Temos idades entre 58 e 94 anos”, diz Jude ao The Guardian. “Muitas de nós ainda trabalhamos, outras são voluntárias e atuamos na comunidade. Alguém pode entrar aqui e pensar OK, somos todos da mesma idade, mas não podemos definir-nos como velhos.”

New Ground não é uma comuna, mas sim um conjunto de casas individuais, cada uma pertencente a uma moradora. Elas têm a liberdade de possuir ou alugar suas casas, ao mesmo tempo em que compartilham espaços comuns para socializar, fazer aulas e jardinagem.

O foco principal é a independência e a autonomia, e não a dependência comum em instalações de cuidados.

“Temos irmãos, pais, filhos, netos, amantes e tudo mais. A única coisa é que eles não podem vir morar aqui”, conta Jude.

A necessidade de comunidades de cohousing como New Ground está se tornando mais premente à medida que o número de pessoas idosas vivendo sozinhas continua a crescer.

No Reino Unido, em 2021, 3,64 milhões de pessoas com mais de 65 anos viviam sozinhas, sendo a maioria mulheres. Além disso, a população idosa está aumentando, e a expectativa de vida saudável está diminuindo.

Apesar dessas estatísticas preocupantes, o cohousing ainda está em sua infância na Grã-Bretanha, com poucos projetos em funcionamento.

New Ground

A longa jornada para a realização de New Ground

A implementação de New Ground não foi uma jornada fácil. Demorou 18 anos de desenvolvimento, educação, networking e muitas reuniões para transformar essa visão em realidade. Maria Brenton, embaixadora sênior da UK Cohousing Network, foi uma figura-chave nesse processo.

“As mulheres que começaram isso foram inflexíveis ao afirmar que não queriam ficar sentadas em uma sala de estar cantando Daisy Daisy e Pack Up Your Troubles para o resto de suas vidas”, diz ela.

“Nos opomos ferozmente ao preconceito de idade e ao paternalismo, à infantilização dos idosos pelos serviços de assistência social”, conclui.

New Ground

Em New Ground, as mulheres cuidam de si mesmas e compartilham responsabilidades, incluindo manutenção, jardinagem, limpeza e questões jurídicas. Isso desafia a ideia de que as mulheres precisam de homens para tarefas simples, como trocar lâmpadas.

A comunidade demonstra que, juntas, elas podem cuidar umas das outras e fornecer apoio mútuo, tornando a vida mais rica e independente.

Imagem de Capa: New Ground

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Perfumes femininos baratos que cheiram a luxo e duram o dia todo: 7 opções para arrasar sem gastar muito

Você busca um perfume que a faça sentir elegante, poderosa e cheirosa o dia todo,…

19 horas ago

Série médica da Netflix surpreende e lidera audiência em mais de 130 países

Se você é fã de séries médicas como Grey’s Anatomy ou The Good Doctor, prepare-se…

19 horas ago

Se o seu sobrenome estiver nesta lista, você tem ancestralidade cigana

Um vídeo compartilhado recentemente nas redes sociais chamou a atenção ao seu falar sobre sobrenomes…

20 horas ago

Enfermeiras que trabalham no mesmo andar de um hospital “coincidentemente” desenvolvem tumores cerebrais

Pelo menos cinco enfermeiras de uma equipe que trabalha no mesmo andar de um hospital…

21 horas ago

Trump muda regras sobre ‘banhos de chuveiro’ nos EUA: “Gosto de lavar meu lindo cabelo”

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto nesta semana que muda as regras…

21 horas ago

Estudantes de medicina debocham e expõem paciente no TikTok e família denuncia desrespeito: caso é investigado pela polícia

Recentemente, viralizou nas redes sociais, um vídeo de duas estudantes de medicina expondo detalhes de…

22 horas ago