Karma é um conceito um tanto abstrato para muitos de nós. Há muita informação confusa e desnecessária sobre este tema. Então, neste artigo explicaremos o conceito de carma.
Digamos que todos nós estamos dispostos a ajudar as pessoas da maneira que acharmos adequada – colocando moedas em parquímetros vencidos, mantendo as portas abertas para todos, dando alguns trocados a um sem-teto, comprando café ou chá para alguém, etc.
Karma é a lei de causa e efeito – uma lei inquebrável do cosmos. Assim, suas ações criam seu futuro. A razão pela qual seu destino nunca está selado é porque você tem livre arbítrio. Portanto, o seu futuro não pode já estar escrito. Isso não seria justo. A vida lhe dá chances. Este é um deles.
Agora duas perguntas: Qual é a possibilidade de a pessoa que ajudamos retribuir ou “pagar adiante”? Qual é a possibilidade de esta ação ter criado uma fonte positiva de energia?
Esse é um exemplo fundamental do carma cotidiano. Claro, também existe carma negativo. Gandhi explica isso de uma forma simples, mas profunda:
“Um homem é apenas o produto de seus pensamentos. O que ele pensa, ele se torna.”
Agora que estabelecemos uma compreensão básica do carma, vejamos 12 leis cármicas que podem mudar sua vida.
1. A Grande Lei: “O que você semeia, você colherá”
A explicação simples da Grande Lei é que nossos pensamentos e ações têm consequências boas ou más. Se desejamos paz, amor, harmonia, prosperidade, etc., devemos estar dispostos a agir de acordo.
Isso também é conhecido como “Lei de Causa e Efeito”. Além disso, a energia (pensamento, ação) que colocamos no mundo tem uma consequência, imediata ou não.
2. A Lei da Criação: “O que desejamos vem através da participação”
As intenções de uma pessoa criaram a vida que vemos ao nosso redor. Como somos um com o Universo, nossas intenções determinam a evolução da criação. Uma vez que aquilo com que nos cercamos se torna parte de nós, é nossa responsabilidade garantir que esse ambiente seja propício aos nossos desejos.
3. A Lei da Humildade: “A recusa em aceitar o que é ainda será o que é”
A aceitação é uma virtude quase universal em muitos sistemas de crenças. Simplificando, devemos primeiro aceitar as circunstâncias atuais para podermos mudá-las. Ao focar no negativo em vez de fazer alterações para resolver o negativo, estamos nos comprometendo com um resultado de soma zero.
4. A Lei do Crescimento: “Nosso próprio crescimento está acima de qualquer circunstância”
A única coisa sobre a qual temos controle somos nós mesmos. A ação (ou inação) subsequente do motivo produzirá circunstâncias positivas ou negativas em nossas vidas. A verdadeira mudança só ocorre se assumirmos o compromisso de mudar o que está em nossos corações.
5. A Lei da Responsabilidade: “Nossas vidas são obra de nós mesmos, nada mais”
Quando a própria vida é turbulenta, muitas vezes há turbulência internamente. Dessa forma, se quisermos mudar a nossa vida, devemos mudar o nosso estado de espírito e o ambiente que nos rodeia.
6. Lei da Conexão do Karma: “Tudo no Universo está conectado, tanto grande quanto pequeno”
Nosso passado, presente e futuro estão todos conectados. Como tal, devemos trabalhar para mudar estas conexões se desejarmos algo diferente. Portanto, nenhuma etapa inicial, intermediária ou última é mais crítica na realização de uma tarefa. Todos são obrigatórios.
7. A Lei do Foco: “Não se pode direcionar a atenção além de uma única tarefa”
Em relação ao nosso crescimento espiritual , não podemos ter pensamentos ou ações negativas e esperar crescer espiritualmente. Desse modo, devemos direcionar toda a atenção para realizar qualquer tarefa desejada.
8. A Lei da Hospitalidade e da Doação: “Demonstrar a nossa abnegação mostra verdadeiras intenções”
Dito: aquilo que afirmamos acreditar deve se manifestar em nossas ações. O altruísmo só é uma virtude se estivermos acomodando algo diferente de nós mesmos. Dessa maneira, sem uma natureza altruísta, o verdadeiro crescimento espiritual é quase impossível.
9. Lei da Mudança do Karma: “A história se repete, a menos que seja alterada”
O compromisso consciente com a mudança é o único método de influenciar o passado. Portanto, a história continuará ao longo de um caminho não construtivo até que as energias positivas a direcionam para outro lugar.
10. A Lei do Aqui e Agora: “O presente é tudo o que temos”
Olhar para trás com pesar e para frente rouba inutilmente uma oportunidade presente. Dessa forma, velhos pensamentos e padrões de comportamento negam a oportunidade atual de avançarmos.
11. A Lei da Paciência e da Recompensa: “Nada de valor é criado sem uma mentalidade paciente”
O trabalho árduo não pode ser contornado através de ilusões. Nossas recompensas são conquistadas apenas por meio de paciência e persistência, nada mais.
Dessa maneira, as recompensas não são o resultado. É verdade que a alegria duradoura vem do conhecimento de que é necessário fazer o que é necessário na expectativa legítima de uma recompensa bem merecida.
12. A Lei do Significado e da Inspiração: “A melhor recompensa é aquela que contribui para o Todo”
O resultado final tem pouco valor se deixar pouco ou nada para trás. Assim, energia e intenções são componentes vitais que determinam a importância de um resultado final.
Idealmente, o amor e a paixão incorporam os motivos de alguém que resolve deixar uma impressão duradoura no Todo.
Imagem de Capa: Canva
Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras