Os cães são os verdadeiros melhores amigos do dono e assim, sempre devemos estar atentos aos comportamentos dos nossos queridos. Desse modo, ao analisar o jeito que dormem, pode revelar muito o que estão sentindo.
Os cães adoram dormir de lado, assim como nós. Deitar-se de lado com as pernas estendidas é uma posição bastante comum. Essa posição é frequentemente adotada por cães mais velhos, que podem sofrer de rigidez nas articulações e encontram algum conforto nesta posição.
Quando um cão dorme de lado, ele indica que está confortável em seu ambiente e que a temperatura está agradável. Provavelmente, ele terá um sono profundo nessa posição. Também é comum que eles movam as patas enquanto dormem, como se estivessem correndo em um sonho.
A chamada “pose de leão” ocorre quando o cão deita e dorme com a cabeça entre ou em cima das patas dianteiras. Isso indica que ele está começando a adormecer e pode acordar rapidamente.
À medida que o sono se aprofunda, é provável que ele role para o lado. Veterinários afirmam que os cães permanecem nessa posição quando sentem que podem precisar se levantar rapidamente.
Essa é, sem dúvida, uma posição engraçada: o cachorro deita com a barriga encostada no chão e estica as patas dianteiras e traseiras. A posição do Super-Homem indica que o cão está cansado, mas pronto para brincar se surgir uma oportunidade. Geralmente, é adotada por cães com muita energia.
Outra posição engraçada é quando o cão dorme de barriga para cima. Essa postura é comum em momentos de calor: expor a barriga é uma ótima maneira de se refrescar. Por isso, é mais frequente nos meses de verão.
Essa posição também indica que o cão está extremamente confortável, a ponto de expor suas partes mais vulneráveis e permanecer em uma posição em que é mais difícil se levantar rapidamente.
Seu cãozinho pode gostar de dormir aconchegado com você ou com outros cães da casa. Eles são animais amorosos e afetuosos, em busca da sensação de segurança que tinham quando eram filhotes e se aproximavam de suas mães.
Cães mais velhos também tendem a adorar essa posição, que lembra deitar junto com uma ninhada, trazendo memórias de sua infância.
Os cães que dormem enroladinhos, parecendo um donut, estão demonstrando um instinto de proteção. Eles escondem os órgãos vitais, sugerindo que estão se adaptando a um novo ambiente. Por isso, essa posição é comum em cães de rua e filhotes.
No entanto, também pode indicar que o cão está com frio. Ao se enrolarem, os cachorros conseguem preservar melhor o calor do corpo. Portanto, se o seu pet estiver nessa posição, considere aquecer um pouco o ambiente onde ele está.
Observar as diferentes posições em que os cães dormem pode nos ajudar a compreendê-los melhor. Cada posição traz uma mensagem sobre seu conforto, estado emocional e necessidades. Ao conhecer essas pistas sutis, podemos proporcionar um ambiente mais adequado e cuidar ainda melhor dos nossos amigos de quatro patas.
Imagem de Capa: Canva
Uma ilusão de ótica peculiar está deixando as pessoas confusas, enquanto tentam decifrar um detalhe…
Você já reparou naqueles furos extras na parte superior dos seus tênis? Se você sempre…
Muitos motoristas não sabem o real significado dos símbolos que aparecem no painel de seu…
Um piloto mirim holandês chocou fãs do esporte ao morrer nos primeiros dias de 2025,…
O início de 2025 parece realmente ser o melhor momento para o alinhamento planetário, com…
A Prefeitura do município de Carmo do Rio Claro, Minas Gerais, publicou um decreto proibindo…