Interessante

Corante alimentar pode ser proibido no EUA por graves riscos à saúde; entenda

Recentemente, nos Estados Unidos, vem ganhado força debates em torno ao uso de corantes artificiais na indústria alimentícia. Entre eles, o Red 3, também conhecido como Eritrosina, é um dos aditivos mais controversos devido às possíveis implicações para a saúde humana.

De acordo com estudos, o corante pode estar ligado a graves problemas de saúde, incluindo câncer. Assim, levando os Estados Unidos buscarem à sua proibição.

O que é o corante Red 3?

O Red 3 é um corante sintético derivado do petróleo, amplamente utilizado para dar colorações vibrantes a alimentos como refrigerantes, lanches, cereais e doces. Sua cor vermelho-cereja brilhante é altamente atrativa, especialmente para o público infantil.

No entanto, a segurança desse aditivo tem sido alvo de críticas à medida que surgem evidências de seus potenciais riscos à saúde.

Segundo pesquisas, o consumo prolongado desse corante pode estar associado ao desenvolvimento de adenomas e carcinomas na glândula tireoide.

Além disso, o corante também se relaciona a comportamentos hiperativos em crianças, possivelmente contribuindo para casos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Dessa forma, trazendo preocupações não apenas sobre o câncer, mas também sobre o impacto cognitivo e comportamental do aditivo.

Proibição e banimento

Na Europa, Ásia e Oceania, o Red 3 se encontra banido, contudo, nos EUA ainda é utilizado em alimentos. Curiosamente, o corante foi proibido em cosméticos no país desde 1990.

Em 2023, a Califórnia tornou-se o primeiro estado a proibir o uso do Red 3 em produtos alimentícios, e outros dez estados, incluindo Nova York e Illinois, estão adotando legislações semelhantes para restringir o aditivo.

Dessa forma, Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) está sob crescente pressão para revisar a segurança do Red 3. Portanto, o vice-comissário do órgão, Jim Jones, afirmou que o pedido para revogar a autorização do corante está em análise e pode ser decidido nas próximas semanas.

Outros corantes sob alerta

Além do Red 3, outros corantes artificiais preocupam os especialistas. Estudos também indicam riscos associados a outros aditivos como o Amarelo 5, Amarelo 6 e Azul 1.

Esses corantes podem conter substâncias cancerígenas ou desencadear reações de hipersensibilidade em indivíduos vulneráveis.

Diante dessas evidências, muitos consumidores estão optando por alternativas mais saudáveis, como alimentos livres de corantes artificiais. Dessa maneira, os fabricantes optam por substituir esses aditivos por opções naturais, como beterraba, urucum e pó de cenoura, que oferecem coloração sem comprometer a saúde.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Descubra o novo fenômeno no mundo dos relacionamentos considerado pior do que “ghosting”

Atualmente, o mundo dos relacionamentos está cada vez mais complicado. Entre os desafios mais discutidos…

20 horas ago

Estes são os 6 signos do zodíaco com os piores temperamentos

Na astrologia, é possível descobrir vários traços específicos da nossa personalidade, inclusive se somos uma…

20 horas ago

As únicas 3 situações em que mentir para sua parceira é “aceitável”

Mentir é algo considerado moralmente errado. No entanto, todos mentem em algum momento da vida.…

20 horas ago

Série turca ‘verdadeiramente imperdível’ está conquistando corações ao redor do mundo por romance avassalador

Esta série turca tem conquistado corações de espectadores ao redor do mundo. Com uma trama…

20 horas ago

Pai solteiro decide adotar bebê com síndrome de down após ser rejeitada por mais de 20 famílias

Recentemente, a história de uma garotinha com síndrome de down emocionou a todos após ser…

20 horas ago

Mulher de 53 anos leva golpe e envia de mais de R$ 5 milhões para falso Brad Pitt para ajudar em “tratamento de câncer”

Uma mulher da França afirma ter sido enganada e enviou € 830.000, - mais de…

20 horas ago