Cristiano Ronaldo, um dos jogadores mais famosos do mundo, está enfrentando críticas e pedidos de deportação da Arábia Saudita depois de um jogo recente contra o Al-Hilal.
Durante a partida, Ronaldo foi filmado fazendo um gesto obsceno na direção dos torcedores do time adversário, depois que eles decidiram entoar o nome de Lionel Messi em tom de provocação. O gesto, que envolveu o jogador agarrando a entreperna, foi considerado altamente ofensivo e desrespeitoso pelos espetadores e pela mídia.
Cristiano Ronaldo makes obscene gesture to Al-Hilal fans after leaving the field defeated and under the cries of “Messi, Messi, Messi” 😮
📽️ @wtrx5 pic.twitter.com/xnsyCsfPOQ
— VAR Tático (@vartatico) April 18, 2023
Ambos os fãs do Al-Nassr, onde o craque joga, e também os fãs do Al-Hilal, a equipa adversária que derrotou a equipa de Ronaldo por 2 a 0, ficaram indignados com a atitude e pediram que ele fosse deportado do país. Muitos argumentaram que o gesto era uma demonstração de falta de respeito não só para com o time, mas também para com a cultura saudita.
“É considerado um delito de desonra pública e é um dos crimes que supõe uma consequente detenção e deportação, se for cometido por um estrangeiro”, anunciou a advogada especialista em Direito Internacional Nouf Bin Ahmed.
A polêmica também se espalhou pelas redes sociais, onde muitos usuários criticaram Ronaldo por sua atitude. O jogador ainda não se pronunciou sobre o incidente, mas fontes próximas a ele afirmaram que o gesto foi uma resposta a insultos direcionados a ele pelos torcedores do Al-Hilal.
Entretanto as autoridades sauditas já se pronunciaram isentando o jogador de responsabilidades, assente na pronunciação do clube onde o astro joga, o Al-Nassr, que justificou que CR7 “sofreu uma lesão” em “zona sensível”.
Independentemente do que tenha motivado a atitude de Ronaldo, é certo que sua reputação ficou abalada pelo incidente. O jogador, que é conhecido por sua habilidade em campo e por sua postura profissional fora dele, agora terá que lidar com as consequências de sua atitude controversa.
Foto de capa: Reprodução