Recentemente, a atriz Daniela Escobar recebeu críticas por uma declaração feita no podcast Papagaio Falante. A atriz afirmou que as enfermeiras do Brasil e dos Estados Unidos se arrumam demais para trabalhar, sugerindo que o fazem com o objetivo de “catar médicos” nos hospitais.
Dessa forma, após essas declarações, Daniela Escobar recebeu diversas críticas nas redes sociais. Assim, vários internautas mostraram o seu descontentamento com seus comentários. A atriz foi alvo de críticas e acusações de falta de sensibilidade em relação à profissão de enfermagem.
O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) também se manifestou diante das declarações de Daniela Escobar. Dessa maneira, exigindo que a atriz se retrate pelo comentário pejorativo.
Ver essa foto no Instagram
O Coren-SP enfatizou que a enfermagem é uma ciência e profissão fundamentada em conhecimentos científicos, técnica e um código de ética. Desse modo, reduzir a profissão a estereótipos preconceituosos é desrespeitoso e ofensivo.
Além disso, a instituição ressaltou a importância da enfermagem na saúde brasileira, destacando que a categoria é composta em grande parte por mulheres, que enfrentam jornadas extenuantes de trabalho e merecem respeito e valorização. O Coren-SP enfatizou a necessidade de sororidade entre as mulheres, especialmente ao lidar com questões que afetam a profissão e a dignidade das trabalhadoras da saúde.
A declaração de Daniela Escobar e a abordagem do tema “fantasia de enfermeira” de forma erótica no podcast geraram indignação e desapontamento. Essas atitudes representam um desrespeito não apenas à categoria de enfermagem, mas também a todas as mulheres que lutam por igualdade, respeito e reconhecimento em suas profissões.
Ver essa foto no Instagram
Imagem de Capa: Reprodução