Ter uma boa saúde bocal é essencial para uma vida saudável, contudo nem todas as pessoas têm possibilidades financeiras para o fazer. Aliás, segundo estimativas do Conselho Federal de Odontologia, cerca de 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista, tendo como principal motivo a falta de dinheiro.
Foi por isso mesmo que o dentista Felipe Rossi, em 2019 decidiu criar a ONG Por1sorriso, oferecendo tratamento dentário a populações carentes dentro e fora do Brasil. A Por1sorriso tem trazido não só novos sorrisos, mas também esperança a milhares de pessoas que, de outra forma, não conseguiriam tratar da saúde da sua boca.
“O objetivo é fazer atendimento no nível de consultório odontológico em comunidades que não têm acesso a esse serviço”, disse o dentista ao R7.
As ações da ONG vão além das fronteiras nacionais, realizando-se também em alguns países africanos, como o Quénia e Moçambique, e apesar do banco de dados da organização existirem mais de 4.000 voluntários registados, na prática a realidade é diferente. “Existem custos com os quais as pessoas têm que arcar e, com isso, muita gente acaba desistindo de ir na ação. É sempre muito difícil fechar a equipe”, explica Felipe.
Não se limitando apenas a distribuírem escovas e pastas de dentes, esta organização marca pela diferença ao oferecer um serviço completo, que passa desde os exames para identificar os problemas de cada paciente à realização de todos os procedimentos necessários, dando prioridade às pessoas que estão com dor e precisam de dentaduras. “Fazemos tudo: canal, restauração, dentadura”, exemplifica o dentista.
A maioria do seu financiamento provêm de duas empresas que pertencem a amigos pessoais de Felipe e, mais recentemente, da Colgate, sendo possível também fazer doações directas através do site, onde é possível escolher uma quantia mensal que varia de R$ 10 a R$ 200 ou fazer um depósito bancário de qualquer valor.
Para ter uma ideia do significado do trabalho desta organização, deixo aqui algumas das mais belas e inspiradoras fotos mostrando como as pessoas eram antes de Felipe estender a mão para as ajudar e como elas ficaram depois, provando assim o quanto os dentistas podem ajudar a restaurar a confiança das pessoas e dar-lhes esperança de viver as suas vidas e terem objetivos mais altos.
Já imaginou o que uma ilusão de ótica pode dizer sobre sua personalidade? Esse teste…
Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo uma nova série de terror: “Não Volte Para…
O medo de traição é uma preocupação comum em muitos relacionamentos, contudo, existem sinais que…
A influenciadora e cantora Jojo Todynho vem sofrendo com a perda de contratos com marcas…
Recentemente, Jada Pinkett Smith e Will Smith comunicaram que ainda estavam tentando entender o relacionamento,…
A dor lombar, além de suas causas físicas, muitas vezes é interpretada na psicossomática como…