Criada na religião mórmon, por volta dos 3 anos de idade, Shaye Scott já não se conformava com as normas tradicionais de gênero.
Apesar de suas lutas durante a infância e adolescência de se aceitar como homem, somente na idade adulta – depois de se casar – que ela decidiu se assumir mulher.
A americana Shaye, 39, em 2006 conheceu e se casou com Amanda e logo, juntos tiveram Emmeline, atualmente com 11 anos, Hudson, 9, e Desmond, 6.
No entanto, tudo mudou em 2019 durante uma viagem de férias e 13 anos de casamento, quando Shaye decidiu se abrir e falar sobre seus verdadeiros sentimentos com sua esposa.
“Eu estava nervoso para falar com Amanda, mas aprender sobre disforia de gênero me deu confiança para descrever algo que eu nunca tinha sido capaz de articular antes”, disse Shaye à People.
@shayescott Has it been hard to transition later in life? The life unlived is something I’ve wrestled with quite a lot. At times, I wish I could go back to my younger self and spare myself the pain of not being able to live authentically, but I also recognize that my experiences largely make up who I am today. I can’t imagine my life without Amanda and my children. When I am in alignment, I can see how perfectly everything has unfolded for me. It has been a beautiful journey that has taught me so much about love. ♥️ #transgender #transwomen #transisbeautiful #lgbt #queer #mtf #transition ♬ Pompeii MMXXIII – Bastille & Hans Zimmer
“Fiquei aliviada por poder falar sobre minha experiência pela primeira vez na minha vida adulta”, acrescenta ela. “Ter uma linguagem para descrever minha identidade me deu uma validação que nunca tive. Foi Amanda quem me ajudou a aceitar minha identidade transgênero e a abraçar essa parte essencial de mim mesma”, ela continua.
No mesmo ano de sua revelação, Shaye foi submetida a terapia de reposição hormonal para ajudar a aliviar a disforia de gênero – que é um sentimento de desconforto que uma pessoa experimenta quando sua identidade de gênero não se alinha com o sexo que lhe foi atribuído no nascimento.
Em seguida, o casal decidiu deixar a Igreja Mórmon e compartilhou a transição de Shaye com sua família – incluindo seus três filhos. E em abril de 2023, ela fez uma transição social após passar por uma cirurgia de feminização facial.
“Eu tive mais problemas comigo mesmo do que meus filhos comigo, e isso me impressionou imediatamente”, diz Shaye. “É como se eu estivesse vivendo meus medos e apenas projetando que eles sentiriam o mesmo, mas imediatamente foram amorosos e receptivos.”
“Muitas pessoas pensam que perderam o pai, mas não acho que se sintam assim. Estou apenas mostrando ao mundo de forma mais autêntica como me sinto confortável”, acrescenta.
Amanda, de 37 anos, acrescenta: “Tem sido interessante para mim como indivíduo desde que Shaye se assumiu. Ajudou-me a pensar no gênero e até na minha própria sexualidade de uma forma totalmente diferente”.
@shayescott That escalated quickly 🥰🏳️⚧️ #love #family #trans #lgbt #marriedlife #transgender ♬ Belong Together (Sped Up) – Mark Ambor
“Quando você é criado para pensar que existe uma certa maneira de receber amor e proteção no mundo, você simplesmente não questiona isso”, continua Amanda. “Mesmo que ela não soubesse como expressar e falar sobre essa parte de si mesma, tínhamos um bom relacionamento próximo antes, mas isso se aprofundou muito ao passar por isso com ela.”
Recentemente, o casal compartilhou nas redes sociais a ideia de renovação dos votos. O vídeo publicado no TikTok, onde postam frequentemente sobre a transição de Shaye, se tornou viral, obtendo mais de 16,2 milhões de visualizações.
A seção de comentários também foi preenchida com pessoas expressando admiração pela jornada de Shaye e Amanda.
“Existem certas regras que nossa família está quebrando e muitas pessoas não se sentem confortáveis com isso”, diz Amanda. “Esta é uma oportunidade de humanizar uma situação e um grupo demográfico que é tão desumanizado em grande parte da nossa retórica política. As pessoas esquecem que os indivíduos trans são antes de tudo humanos”.
@shayescott Renewing our vows after my transition. #vowrenewal #trans #lgbt #married #loveislove #love ♬ original sound – Shaye Scott
Imagem de Capa: Reprodução
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…