Você está procurando um corte de carne que possui maciez, sabor e um preço acessível? Provavelmente, o shoulder pode ser a solução perfeita.
Esse corte bovino, originário da paleta, está ganhando cada vez mais espaço na preferência dos brasileiros, especialmente nos churrascos. Desse modo, podendo substituir a tradicional picanha em muitas ocasiões.
Com um excelente custo-benefício, o shoulder é uma escolha estratégica tanto para churrasqueiros experientes quanto para consumidores em busca de uma carne saborosa e econômica.
Portanto, neste artigo iremos explorar os motivos desse corte estar conquistando a todos.
A parte dianteira do boi fornece o shoulder, também chamado de raquete ou “ombro” em inglês. Esse corte aparece em duas versões:
Esse corte possui fibras curtas e textura macia, o que o torna versátil na hora de preparar pratos diversos. Seja na grelha, assado ou ensopado, o shoulder garante sabor e maciez.
Contudo, a popularidade do shoulder não é à toa. Esse corte de carne custa em média R$104,00 o quilo. Enquanto o quilo da picanha angus pode custar R$ 179,00
Outro fator muito importante seria a sua maciez e sabor. Mesmo sendo mais barato, o shoulder oferece uma experiência gastronômica nobre, agradando até os paladares mais exigentes.
De acordo com o proprietário da boutique de carnes The Bife no Rio de Janeiro, Rossano Mendonça da Silva, nos últimos cinco anos, o shoulder se tornou uma das carnes mais procuradas pelos consumidores.
Além do preço, o sabor excepcional e a textura fazem desse corte uma opção irresistível para o churrasco e outras receitas.
Além do shoulder, existem outros cortes que vêm ganhando espaço pela qualidade e custo-benefício. Confira alguns exemplos:
Com fibras longas e sabor marcante, a fraldinha é ótima para churrascos e assados. Além de ser mais barata que a picanha, também pode ser utilizada em outras receitas com ótimo equilíbrio entre carne e gordura.
Extraída da parte traseira do boi, a maminha é conhecida pela maciez e por ser uma carne versátil. Portanto, ela fica deliciosa quando grelhada, assada ou cozida.
Embora seja um pouco mais firme, quando bem preparado, o patinho pode se tornar suculento e saboroso. É bastante usado para bifes, assados e carne moída, além de ser mais econômico que a picanha.
Esse corte é conhecido por ser um dos mais macios da traseira do boi. Dessa forma, sendo ideal para bifes, assados e cozidos.
O acém é retirado da parte dianteira e é um dos cortes mais econômicos. Quando preparado corretamente, pode ficar extremamente macio. No entanto, é indicado para ensopados, assados e carne moída.
O entrecôte, ou filé de costela, possui gordura entremeada que proporciona suculência e sabor. Por isso, é uma ótima opção para grelhas e churrascos.
Com muita gordura entremeada, o cupim precisa de longas horas de cocção para alcançar o ponto ideal de maciez. Desse modo, sendo perfeito para churrascos e receitas na brasa.
Imagem de Capa: Canva
Os testes psicológicos têm grande apelo porque podem revelar vários aspectos da personalidade de uma…
No bairro da Penha, zona leste de São Paulo, um cachorro mostrou heroísmo ao salvar…
Por conta de sua praticidade e rapidez, a airfryer conquistou o coração de muitas pessoas.…
Se você trabalha em um escritório ou mesmo remotamente e tem um profundo amor pelo…
Quando se trata de dinheiro, muitos aprendem da pior maneira que boas decisões financeiras podem…
Recentemente, nas redes sociais, o famoso anúncio de Natal da Coca-Cola causou polêmica em 2024.…