Desligar este recurso do celular pode rejuvenescer seu cérebro em 10 anos, aponta estudo

Recentemente, um estudo revelou que ao desligar um recurso específico do celular pode ajudar a reverter o envelhecimento do cérebro em até 10 anos.

De acordo com a pesquisa, que analisou 400 participantes, reduzir o acesso à internet nos smartphones trouxe benefícios significativos para o bem-estar e a saúde mental.

Sobre a pesquisa

Os cientistas pediram aos participantes que instalassem um aplicativo que restringia o uso da internet em seus dispositivos. Durante duas semanas, eles ainda podiam enviar mensagens e fazer ligações, mas não conseguiam acessar redes sociais ou outros serviços online.

O estudo dividiu os voluntários em dois grupos:

  • O primeiro grupo bloqueou o acesso à internet por 14 dias desde o início.
  • O segundo grupo manteve o acesso por duas semanas e depois utilizou o aplicativo bloqueador.

Portanto, os pesquisadores notaram que, aqueles que tiveram a internet bloqueada, reduziram cerca de metade do tempo de uso dos celulares. Além disso, após o período de restrição, os participantes responderam a questionários que avaliaram aspectos como atenção sustentada, bem-estar e saúde mental.

Os achados foram impressionantes:

  • A capacidade de foco dos participantes melhorou significativamente, alcançando níveis equivalentes aos de uma pessoa 10 anos mais jovem.
  • 90% dos voluntários relataram melhorias na saúde mental e no bem-estar geral.
  • Mesmo aqueles que não seguiram a restrição completamente tiveram avanços positivos.

Dessa maneira, os pesquisadores acreditam que os benefícios surgiram porque os participantes passaram menos tempo no celular. Assim, passando mais tempo realizando atividades offline, como leitura, interações sociais e exercícios.

O que isso significa para o futuro?

A equipe da Universidade da Colômbia Britânica deseja aprofundar as pesquisas, bloqueando aplicativos específicos, como redes sociais. Dessa maneira, irão analisar se os mesmos efeitos podem ser observados em outros dispositivos, como tablets e laptops.

A preocupação com o uso excessivo de smartphones é crescente. Estudos anteriores já mostraram uma relação negativa entre o tempo de tela e a saúde mental.

No entanto, este é um dos primeiros experimentos em larga escala que demonstram um impacto causal na melhora do bem-estar e das funções cognitivas.

Então, se você deseja melhorar sua qualidade de vida, talvez seja o momento de considerar um “detox digital” e experimentar um período sem internet no celular. Os resultados podem ser surpreendentes.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!