Noites mal dormidas, além de acabar com o humor, podem diminuir a libido, engordar, causar depressão e até colocar a vida em risco.
Dificuldades para dormir? Conheça as consequências da disfunção do sono.
Dormir mal prejudica nossa vida como um todo, pois, despertar cansado gera dificuldade de raciocínio e ansiedade, o que pode interferir na realização de tarefas do cotidiano, e potencializar problemas de saúde física e mental.
Dentre os malefícios do distúrbio do sono estão:
1. Obesidade
Durante o sono nosso corpo libera a leptina, um hormônio controlador da saciedade. E quem dorme pouco produz mais quantidade de grelina, hormônio que provoca fome e reduz o gasto de energia tornando as pessoas menos ativas. Sem falar que quanto mais tempo se passa acordado, mais se come.
2. Menor capacidade de raciocínio
A falta de sono afeta o desempenho da mente diminuindo a memória, a capacidade de considerar possibilidades e tomar decisões com conclusões plausíveis e, até mesmo, realistas. Também dificulta a acumulação de informações e conhecimentos, pois, dormir mal reduz significativamente a atividade do hipocampo na hora de armazenar o que se passou.
3. Baixa imunidade
De acordo com um estudo da Universidade de Chicago (EUA), sono irregular diminui a produção de anticorpos, a função imune e o número de leucócitos, células responsáveis por combater corpos estranhos, deixando o organismo mais suscetível a doenças.
4. Envelhecimento precoce
Durante o sono, produzimos melatonina e o hormônio do crescimento que são “rejuvenescedores” porque exercem funções reparadoras e calmantes para a pele. Por isso dormir mal diminui o vigor da pele, piora as olheiras, e aumenta o estresse, o que favorece o aparecimento de rugas.
5. Facilitador de doenças graves
Uma rotina de sono ruim pode aumentar os riscos de desenvolver doenças crônicas como diabetes, hipertensão, AVC e doenças cardiovasculares. Segundo o Estudo Whitehall II, sobre doenças cardiovasculares e taxas de mortalidade, dormir menos dobraram as chances de morrer por qualquer causa.
6. Piora no desempenho físico
Noites mal dormidas causam fadiga e baixo desempenho motor. Dormir bem ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gorduras, além de combater a osteoporose e acabar com a preguiça física de realizar tarefas diárias.
7. Favorecimento a quadros de depressão
Quando o cérebro não descansa o necessário, diminui a capacidade dos neurônios se conectarem reduzindo a produção dos hormônios relacionados ao bem-estar, como a serotonina. Então, os sentimentos negativos tomam conta nos deixando mais irritadiços, melancólicos e sem disposição para nada, o que favorece a depressão.
8. Transtornos psíquicos
Distúrbios do sono nos deixam sensíveis à luz e ao som, com pensamentos desordenados, interpretações errôneas de espaço-tempo, o que pode causar alucinações e delírios profundos, sintomas ora da esquizofrenia, ora da psicose. Segundo o psicólogo Matthew Walker da University of California, quase todas as desordens psiquiátricas estão relacionadas a noites mal dormidas.
9. Redução de Libido
Homens e mulheres podem ter redução da libido quando dormem menos devido à falta de energia, sonolência, tensão e estresse mais aflorados. Problemas de sono agregados a apneia reduzem o nível de testosterona dos homens segundo um estudo do Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.
10. Alteração no temperamento
A amígdala é a parte do cérebro onde estão armazenados sentimentos negativos como medo e trauma, e tem a função de alerta diante do perigo. Porém, Segundo pesquisadores da Universidade de Berkeley, Califórnia, a falta de sono aumenta em 60% a atividade na amígdala alterando a forma de lidar com as emoções. Cérebros cansados potencializam sensações negativas, podendo deixar a pessoa muito mais explosiva e sem paciência.
Enxergamos a vida muito melhor quando descansamos bem. O sono é a base do bem-estar, afinal não é a toa que dormimos um terço de toda nossa vida. Portanto, crie as condições propícias de sono para manter uma vida saudável, afinal, amanhã é dia de acordar bem para correr atrás dos seus sonhos, não é mesmo?
Fontes:
Por: Luciano Cazz