Se você pudesse olhar para a Terra dezenas de milhões de anos atrás, ela seria muito diferente do planeta azul e verde que hoje chamamos de lar.
Cerca de 200 milhões de anos atrás, todos os continentes estavam concentrados em um supercontinente chamado Pangeia. Mas com o tempo, eles se separaram e se afastaram, até chegarem à configuração que todos nós conhecemos atualmente.
Mesmo durante a nossa vida como espécie, houve grandes mudanças, com a elevação do nível do mar e o derretimento do gelo eliminando pontes de terra e isolando comunidades.
Claro, isso não está na escala da deriva continental, que acontece ao longo de um período muito longo. A deriva continental é o movimento da crosta terrestre à medida que as placas tectônicas se chocam umas com as outras na superfície do manto.
A África atualmente está passando por esse processo geológico onde é possível vê-lo se desenrolar diante de nossos olhos, embora, é claro, em uma escala de tempo geológica.
A crack that opened up in Kenya’s Rift Valley, damaging a section of the Narok-Nairobi highway, is still growing… pic.twitter.com/T5YocDauYj
— BBC (@BBC) March 26, 2018
O que está acontecendo na África?
Geólogos notaram diversas rachaduras aparecendo por todo o gigante continente. Estudando o fenômeno, alguns cientistas sugeriram que isso se deve à quebra da placa tectônica africana em duas, o que poderia fazer com que países sem litoral, como Zâmbia e Uganda, tivessem seus próprios litorais futuramente.
Mas essa não é a única teoria que os geólogos têm sobre como a rachadura se formou, onde alguns sugeriram que a causa poderia ser a erosão do solo.
Outros ainda, incluindo Lucía Pérez Díaz, pesquisadora de pós-doutorado na Royal Holloway University de Londres, acham que é uma combinação de ambos. Díaz sugeriu que poderiam ser solos mais macios preenchendo uma falha relacionada à fenda e levando às rachaduras que estamos vendo na superfície.
Sua pesquisa sugeriu que, ao longo de dezenas de milhões de anos, o oceano começará a preencher a lacuna à medida que a fenda atinge a costa. Quando o oceano inundar o suficiente, ele efetivamente isolará uma parte da África da outra.
Um evento semelhante, embora com causas diferentes, aconteceu quando as Ilhas Britânicas foram isoladas do continente europeu há cerca de 450.000 anos atrás.
As Ilhas Britânicas eram conectadas à Europa, mas a erosão de um vale no que hoje é o Canal da Mancha causou uma inundação catastrófica fazendo com que o mar avançasse e gerando um novo conjunto de ilhas.
Imagem de Capa: Reprodução