Uma doença rara conhecida como “Olho de Natal” ou “Olho do Ceifador” está causando preocupação entre médicos no nordeste de Victoria, na Austrália.
Mais de 30 casos foram registrados pela doença é causada por uma espécie de besouro minúsculo chamado Orthoporus, que provoca uma ulceração da córnea do olho, o que pode ser extremamente doloroso.
Se o besouro atingir seus olhos, ele liberará uma secreção tóxica que corrói a córnea, deixando-a com uma cor intensa.
De acordo com o Dr. Rob Holloway, optometrista, a maioria das pessoas com sintomas da doença relatam ter feito atividades ao ar livre, como jardinagem, corte de grama ou treinamento de futebol.
A maioria das vítimas não sabe que tem a doença até começarem a sentir uma forte dor.
A jovem Annabelle Donnelly, de 13 anos, foi uma dessas vítimas. Ela foi atingida por um besouro durante um acampamento em família e sofreu dores intensas. “Achei que ia perder o olho”, disse Annabelle ao 7NEWS.
Sua mãe, Sarah Jane Donnelly, acrescentou: “90% da membrana foi queimada… Fiquei pensando se isso pode melhorar, certamente há uma maneira de aliviar a dor”.
A boa notícia é que a maioria das pessoas se recupera totalmente da doença, mas alguns casos, como o de Annabelle, podem requerer o uso de óculos. A jovem também relatou que seu olho ainda fica embaçado.
Para evitar a doença, é aconselhável que as pessoas na região tomem medidas para proteger seus olhos – como usar óculo de sol -, especialmente ao realizar atividades ao ar livre.
“O médico disse que era um besouro e… (eu) estava pensando em um besouro tão grande, eu saberia se estivesse no meu olho”, disse Annabelle sobre o inseto que mede apenas meio milímetro e dificilmente visto a olho nu.
Com informações: 7NEWS
Imagem de Capa: Reprodução/7NEWS