Dois tremores de terra seguidos foram registrados na manhã desta terça-feira (18) na cidade de Frutal, localizada no Triângulo Mineiro, Brasil.
O terremotos ocorreram às 10h08, com magnitude 4, e às 10h19, com 3,2 na escala Richter de acordo com as estações de Rede Sismográfica Brasileira e analisados pelo Centro de Sismologia da da Universidade de São Paulo/USP.
Os abalos sísmicos também foram sentidos na região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, sendo registrados a mais de 1.300 km de distância do epicentro do terremoto, afirma a Defesa Civil de São Paulo.
Desde 2015, já foram registrados 22 tremores em Frutal, sendo este de 4 o mais forte registrado na cidade, segundo o sismólogo Bruno Collaço. Desde abril de 2023, houve uma sequência de tremores na região, mas com magnitudes menores que 3.
Terremotos de baixa magnitude são comuns no Brasil e tem baixa probabilidade de causar grandes transtornos. A região Sudeste, em especial os estados de Minas Gerais e o interior de São Paulo, são regiões onde pequenos tremores são recorrentes, informou o Centro de Sismologia da USP.
Os pequenos abalos sísmicos acontecem devido às pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre. “O tremor que as pessoas sentem é resultado de uma movimentação repentina em alguma falha ou fratura, que ‘escorrega’ por causa das pressões geológicas”, explicou o Instituto em comunicado.
“Desde 2015, já foram registrados 22 pequenos tremores na região de Frutal-MG, sendo este de magnitude 4.0 ocorrido hoje, o maior deles. Este evento foi registrado em estações de Rede Sismográfica Brasileira distantes mais de 1300 km do epicentro. Desde abril de 2023, há um sequência de tremores nessa região sempre com magnitude menores que 3”, afirmou o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo.
De acordo com a Defesa Civil de SP, o tremor foi sentido em alguns prédios e uma escola. No entanto, não houve feridos ou danos significativos para a população local.
Ver essa foto no Instagram
Imagem de Capa: Reprodução