Interessante

Domo de calor no Brasil: Entenda o fenômeno da “tampa de panela” que está fazendo o país ferver

Recentemente, o Brasil vem enfrentando altas temperaturas devido a um fenômeno conhecido como domo de calor, ou bolha de calor. Dessa maneira, vem provocando um aumento drástico nas temperaturas, especialmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e partes do Sudeste.

Segundo o site de meteorologia Metsul, os termômetros podem ultrapassar os 40°C.

O domo de calor se forma quando uma área de alta pressão atmosférica permanece estacionária sobre uma região por um período prolongado, que pode variar de dias a semanas.

De acordo com Fábio Gonçalves, meteorologista do Departamento de Ciências Atmosféricas da USP (IAG/USP), essa alta pressão funciona como uma barreira que impede a ascensão do ar mais frio, mantendo o ar quente próximo à superfície.

Por isso, esse fenômeno é comparado a uma “tampa de panela”, que retém o calor na superfície terrestre.

Atualmente, o centro dessa bolha de calor está localizado entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil. O ar quente, ao se expandir verticalmente, cria uma cúpula de alta pressão que desvia sistemas meteorológicos, como frentes frias, ao seu redor, intensificando ainda mais as temperaturas.

No entanto, o fenômeno é amplificado pela combinação do alto ângulo solar típico do verão e a ausência de nuvens, que aquece o solo de forma intensa. Portanto, esse ciclo de aquecimento se auto-alimenta, tornando as condições cada vez mais extremas.

As mudanças climáticas e as queimadas também contribuem para a intensificação desta onda de calor. O clima seco e quente tem aumentado o número de incêndios em áreas urbanas e rurais, e o risco de queimadas se eleva ainda mais nos próximos dias.

Previsões e impactos

As previsões para os próximos dias indicam que o calor extremo continuará a atingir grande parte do Brasil. No sul da Amazônia, por exemplo, as temperaturas seguem elevadas, com máximas extremas.

No Centro-Oeste, as temperaturas podem alcançar entre 40ºC e 42ºC em Mato Grosso e entre 37ºC e 40ºC em Mato Grosso do Sul. Contudo, uma frente fria prevista para o fim de semana pode aliviar temporariamente a situação em algumas regiões.

No Sudeste, o calor deve persistir até sexta-feira, com temperaturas variando entre 35ºC e 38ºC no oeste, noroeste e norte de São Paulo. Porém, com a chegada de uma frente fria no fim de semana, poderá trazer um respiro para os moradores dessas áreas.

Riscos à saúde e medidas preventivas

As ondas de calor não são apenas incômodas, mas também representam sérios riscos à saúde, principalmente para idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde preexistentes.

Portanto, é extremamente necessário que a população tome medidas preventivas. Desse modo, se mantendo hidratado, evitando a exposição prolongada ao sol, usar protetor solar e, se possível, permanecer em ambientes frescos e ventilados.

As autoridades também devem estar em alerta para os riscos aumentados de incêndios, tanto florestais quanto urbanos, e implementar ações preventivas e de resposta rápida.

A conscientização sobre o uso responsável da água se torna ainda mais importante, dado que períodos prolongados de calor podem levar à escassez hídrica em algumas regiões.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Bigode feminino: Nova tendência que pode redefinir padrões de beleza das mulheres

Nos últimos anos, o universo da moda e da beleza tem passado por transformações significativas.…

11 horas ago

O significado oculto do emoji de “Bola 8”: Alerta para pais e responsáveis

Com o avanço da tecnologia, a nossa forma de comunicar também mudou. Os emojis se…

11 horas ago

Como viajar no tempo usando o Google Maps: Volte ao passado com um clique

Você já imaginou poder voltar no tempo e ver como era sua casa, sua rua…

11 horas ago

Médico choca fãs ao explicar diagnóstico de Wesley Safadão: “Não há cura”

Em outubro do ano passado, o cantor Wesley Safadão, de 36 anos, precisou fazer uma…

12 horas ago

Idosa de 76 anos fica arrasada ao perceber que deixou bilhete de loteria premiado de US$ 2,5 milhões dentro de jaqueta que doou

Uma mulher de 76 anos da Pensilvânia, EUA, ficou arrasada ao perceber que sua tentativa…

12 horas ago

Jovem de 14 anos impressiona ao desenvolver app capaz de detectar doenças cardíacas em apenas 7 segundos

Com apenas 14 anos de idade, o prodígio indiano-americano Siddharth Nandyala está transformando o diagnóstico…

13 horas ago