Eclipse parcial da Lua acontece nesta terça e será visível em todo o Brasil; veja horário

Nesta terça-feira (17), um fenômeno astronômico imperdível poderá ser observado em todo o Brasil: o eclipse parcial da Lua. Esse espetáculo também poderá ser visto em partes da América do Norte, Europa, África e Ásia.

Como funciona um eclipse lunar parcial?

Durante um eclipse lunar, a Terra bloqueia a luz solar que normalmente reflete na superfície lunar. Dessa maneira, criando duas sombras distintas: a umbra e a penumbra.

A umbra corresponde à parte mais escura da sombra, onde a luz do Sol se bloqueia completamente, enquanto a penumbra representa a sombra parcial, onde ainda chega uma pequena quantidade de luz solar.

O eclipse parcial que acontecerá hoje, a Lua atravessará a penumbra, porém, apenas uma pequena fração de sua superfície será coberta pela umbra – cerca de 3,5%. Isso significa que a Lua parecerá levemente “mordida” em uma pequena porção.

Para um observador mais desatento, o fenômeno pode até passar despercebido, já que a cobertura será baixa.

O evento terá seu pico por volta das 23h44 (horário de Brasília) e terá cerca de 1 hora de duração. Contudo, o evento começará antes, com a fase penumbral (invisível a olho nu) iniciando às 21h41. A fase mais visível, do eclipse parcial, terá início às 23h12.

Confira os horários:

  • Início do eclipse penumbral: 21h41 (não visível a olho nu)
  • Início do eclipse parcial: 23h12
  • Pico do eclipse parcial: 23h44
  • Fim do eclipse parcial: 00h15 (já na quarta-feira, dia 18)
  • Fim do eclipse penumbral: 01h47 (não visível a olho nu)

A visibilidade do eclipse depende das condições climáticas. Portanto, cidades com céu limpo terão uma melhor oportunidade de observar o fenômeno sem a necessidade de instrumentos ópticos, como telescópios ou binóculos.

No entanto, como o eclipse será sutil, recomenda-se acompanhar o evento de um local com pouca iluminação artificial para apreciar melhor os detalhes.

O Observatório Nacional (ON) realizará uma transmissão ao vivo do eclipse parcial a partir das 21h. Assim, permitindo que todos possam acompanhar o fenômeno em tempo real, mesmo que as condições locais não estejam ideais.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!