O tão esperado eclipse anular do Sol que acontece no dia 14 de outubro é um dos principais eventos astronômicos do ano de 2023. Será uma grande oportunidade observá-lo, pois a última vez em que ele ocorreu, em 2021, foi registrado apenas na região do Ártico.
Chamado de “anel de fogo”, o raro fenômeno astronômico acontece quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham, como acontece no eclipse total. Já em um eclipse solar anular, o diâmetro aparente da Lua é menor do que o do Sol, fazendo com que o Sol se pareça com um anel, bloqueando a maior parte da luz solar central.
De acordo com a NASA, no sábado, 14 de outubro de 2023, o eclipse solar anular cruzará as Américas do Norte, Central e do Sul. Será visível em partes dos Estados Unidos, México, em toda a América Central, e na América do Sul, exceto ao sul do Chile e da Argentina, milhões de pessoas no Hemisfério Ocidental poderão contemplar este eclipse.
As cidades de Natal e João Pessoa são as duas capitais brasileiras que contemplarão o eclipse em sua maior magnitude. No centro de Natal o eclipse começará às 15h 29 min, sendo que às 16h 45 min será observado o máximo do eclipse, quando a magnitude será de 0,953.
A duração da anularidade máxima será de 3 minutos e 33 segundos, das 16h 43min 51s até 16h 47min 24s. No centro de João Pessoa o eclipse começará às 15h 31min e às 16h 45min será observado o máximo do eclipse, momento em que a magnitude será de 0,949.
A duração da anularidade máxima será de 3 minutos e 4 segundos, das 16h 45min 7s até 16h 48min 11s. Outras cidades que também terão magnitude máxima do eclipse são Campina Grande, Juazeiro do Norte, Araguaína, Parauapebas, Caicó e São Félix do Xingu.
O eclipse será parcial nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A cidade de Chuí terá magnitude máxima do eclipse de 0,176 às 16h 46min, a menor magnitude entre todas as cidades brasileiras. Em São Paulo a magnitude máxima será 0,488 às 16h 49min. Já no Rio de Janeiro a magnitude máxima será 0,506 às 16h 50min.
Durante um eclipse, nunca é seguro olhar diretamente para o Sol sem proteção ocular especializada projetada para visualização solar.
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…