Luiza Britto de Toledo, empresária de 29 anos, sofreu queimaduras de segundo grau ao verificar o nível da água do radiador do seu carro.
A terrível experiência a motivou a fazer um vídeo alertando sobre os cuidados ao manusear o reservatório de água do veículo e sofrer consequências dolorosas.
O acidente ocorreu quando Luiza abriu a tampa do radiador após substituir o motor do carro, que havia fundido. A pressão acumulada fez com que a água fervente jorrasse sobre seu corpo, resultando em queimaduras que atingiram 40% da parte frontal do seu tronco.
“Parei o carro, abri a tampinha do radiador e toda a água lá dentro voou em cima de mim. Queimei cerca de 40% da parte da frente do meu tronco. Foram queimaduras de segundo grau.”, relatou Luiza.
Isso aconteceu por que, há cerca de 40 dias, Luiza precisou trocar o motor do carro e foi orientada a monitorar o nível da água do radiador regularmente. No entanto, dia 17 de junho, ao buscar a filha na escola e deixá-la na casa de uma tia, lembrou-se de verificar o radiador. A abertura da tampa sob pressão resultou no grave acidente.
Luiza recebeu ajuda de um homem que passava na rua no momento do incidente, e da tia, que prestou os primeiros socorros. “Corri para a casa da minha tia e já fui tirando a blusa porque toda a minha pele estava muito vermelha. Só compreendi a gravidade quando vi que partes da pele do meu colo já tinham derretido com o calor.”, contou.
Devido à gravidade, logo ela foi levada ao hospital. “No caminho para o hospital, as dores pioraram. Chegando lá, desmaiei de dor. Fui transferida para o Hospital Regional da Asa Norte [em Brasília], referência no tratamento de queimados.”
No hospital, Luiza passou por limpezas dos ferimentos e aplicação de medicamentos. Dias depois, precisou remover bolhas que se formaram.
O tratamento tem sido intenso. Nos primeiros dez dias, Luiza aplicou uma pomada específica e depois passou a usar hidratantes e óleos para ajudar na regeneração da pele.
“A recuperação é dolorosa, a pele coça e não posso coçar. Minha pele está tão fina que acordei com ferimentos depois de coçar à noite. Preciso evitar a exposição solar por no mínimo 90 dias e até mesmo luz artificial.”
Para prevenir outros acidentes, Luiza gravou um vídeo alertando sobre os perigos de abrir o reservatório de água do radiador sob pressão.
“Muitos amigos e familiares sugeriram que eu gravasse o vídeo para alertar outras pessoas. Recebi críticas e comentários desagradáveis, mas acredito que ajudar e alertar outras pessoas, principalmente mulheres, faz tudo valer a pena.”, contou Luiza.
• Nunca abrir a tampa do radiador com o motor quente: O líquido e os gases aquecidos e sob pressão podem causar queimaduras graves.
• Esperar o motor esfriar completamente antes de abrir o radiador.
• Consultar o manual do fabricante em caso de dúvidas.
Com este alerta, Luiza espera que outras pessoas evitem passar pelo mesmo sofrimento que ela enfrentou e que estejam cientes dos riscos associados ao manuseio incorreto do radiador do carro.
Imagem de Capa: Reprodução Redes Sociais
Somente uma “parte” da cerimônia secreta do Conclave para o processo da escolha de um…
Depois de sua última aparição pública para cumprimentar milhares de pessoas na Praça de São…
Após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, o mundo agora aguarda para saber…
Em uma história que parece saída de um filme, um morador de rua da Califórnia,…
Você já recusou um convite para sair só para ficar em casa relaxando no sofá?…
Atualmente, a nossa sociedade valoriza agendas cheias e vidas sociais agitadas. Portanto, ao escolher sempre…