Os gatos são adoráveis, mas também podem ser verdadeiras máquinas de matar. A questão de permitir que esses pequenos felinos saiam de casa ou mantê-los como animais de estimação internos é antiga e provoca sentimentos intensos entre os donos de gatos.
No entanto, recentemente, um estudo aponta motivos para não deixar seus gatinhos saírem de casa.
Além dos riscos de saúde, é bem conhecido que os gatos são caçadores, o que pode ter consequências devastadoras para as populações de animais locais. Entretanto, talvez você não saiba o quão seletivos esses pequenos predadores são na escolha de suas presas.
Se você acha que seu gato está fazendo um favor ao manter longe as pragas, provavelmente está enganado.
“Muitas pessoas pensam erroneamente que os gatos caçam populações não-nativas, como ratos, mas na verdade eles preferem caçar pequenas espécies nativas”, explicou Herrera.
“Os gatos mantêm os ratos fora de vista devido ao medo, mas não há evidências de que estejam controlando a população de roedores não-nativos. A verdadeira preocupação é que estão dizimando populações nativas que beneficiam o ecossistema”
Muitos acham que os gatos estão apenas assumindo um papel necessário no ecossistema, mas não é bem assim.
De acordo com o estudo, a presença de gatos em um habitat está mais ligada à densidade populacional humana do que a fatores naturais. Em outras palavras, somos nós que estamos movendo esses pequenos caçadores, em vez de eles habitarem qualquer tipo de nicho natural.
“Essas relações de habitat sugerem que a distribuição dos gatos é amplamente impulsionada por humanos, em vez de fatores naturais”, explicou Travis Gallo, professor assistente da ENST e orientador de Herrera.
“Como os humanos influenciam em grande parte onde os gatos estão no ambiente, também determinamos o grau de risco que esses gatos enfrentam e o dano que causam à vida selvagem local.”
Então, qual é a solução? Segundo Herrera, é simples: mantenha seus gatos dentro de casa, especialmente em situações onde eles possam interagir com populações de vida selvagem nativa.
Lembre-se, não é apenas pelas famílias de pequenos camundongos locais – a saúde e a felicidade do seu gato também podem depender disso.
Manter gatos dentro de casa protege tanto os gatos quanto a vida selvagem local. Portanto, considere esse conselho sério e ajude a garantir que seus amigos felinos vivam uma vida longa e saudável, enquanto também preservam o equilíbrio do ecossistema local.
Imagem de Capa: Canva
As gravações da novela Vale-Tudo, da TV Globo, foram canceladas na tarde desta quinta-feira (17),…
Desde que venceu o Big Brother Brasil 24, Davi Brito tem enfrentado uma série de…
Quando nos envolvemos com alguém, é comum ignorar algumas “red flags”. Dessa forma, você se…
Quando falamos em “bruxa”, a imagem que muitos ainda têm é a de uma figura…
Você sente que algo grande está prestes a acontecer na sua vida amorosa? Como se…
Um caso envolvendo uma adolescente de 13 anos gerou um intenso debate ao trazer à…