É comum que os casais ocasionalmente discutam sobre dinheiro ou sobre contas. Mas se seu parceiro está controlando quando se trata de gastar, desencoraja você de ganhar mais dinheiro ou começou a controlar toda a renda em seu relacionamento, pode ser um sinal de abuso financeiro.
Se você tiver um desentendimento e for capaz de resolvê-lo, provavelmente não terá nada com que se preocupar. Dito isso, é importante ficar atento ao abuso financeiro porque o abuso financeiro costuma ser sintomático de outros tipos de abuso, como o emocional e o verbal, diz especialista. Isso dá a um parceiro poder sobre o outro, o que leva à perda de confiança, autenticidade e intimidade emocional no relacionamento.
Embora possa parecer diferente do violência física, o abuso financeiro ainda é um método perigoso usado para controlar as vítimas. Aqui estão alguns sinais de abuso financeiro, de acordo com especialistas.
Alguns casais concordam que uma pessoa cuide das responsabilidades financeiras, enquanto a outra faz algo igualmente importante – e tudo permanece justo e equilibrado como resultado. Quando se trata de abuso financeiro, porém, é comum que um dos parceiros controle todo o dinheiro (receita, cartões de crédito etc.) de maneira doentia e manipuladora.
Manter o controle de todos os cartões de crédito em seu poder também pode ser a maneira de garantir que você seja totalmente dependente deles para não deixar o relacionamento. Se você acha que isso está acontecendo com você, encontre o momento certo para pedir ajuda a alguém.
Se seu parceiro fica chateado sempre que você gasta dinheiro – seja o dinheiro dele, o seu próprio dinheiro ou o dinheiro compartilhado do “casal” – considere isso um sinal, especialmente se você começou a viver com medo da reação dele.
Embora muitos casais criem um orçamento e concordem sobre o que vale a pena gastar dinheiro e o que não vale, não é saudável para uma pessoa dar todas as ordens – ou ficar extremamente zangada ou chateada sempre que o dinheiro é gasto.
Se o seu salário vai diretamente para o seu parceiro ou diretamente para a conta bancária dele sem o seu consentimento, isso é definitivamente abuso financeiro. Isso é verdade mesmo se eles pintarem isso como uma forma de “ajudar” você a aprender a controlar suas finanças. A dependência que isso cria pode ser duradoura e torna muito mais difícil escapar de uma situação crescente de violência doméstica.
Não há problema em conversar sobre suas escolhas de carreira – especialmente se você planeja se casar e deseja ser financeiramente estável no futuro. Mas há uma grande diferença entre fazer planos conjuntos e seu parceiro lhe dizer o que fazer. Um parceiro pode tirar proveito do dinheiro que ganha para impedir que seu parceiro desenvolva sua própria independência financeira.
Outra maneira de restringir a liberdade financeira é arruinar seus clientes em potencial no trabalho, o que pode incluir eles aparecendo em seu local de trabalho para causar problemas, fazer você ficar mal, etc. Um exemplo desse comportamento seria a vítima sofrer abuso físico antes de uma entrevista ou reunião importante, de modo que aparecesse despreparada ou simplesmente não aparecesse.
O abuso financeiro também pode estar em contas secretas de cartão de crédito que seus parceiros abriram e usaram sem seu conhecimento ou consentimento. Embora não seja de todo mau que as pessoas gastem seu próprio dinheiro e comprem coisas sem contar ao outro, o segredo pode se tornar um problema. Guardar segredos sobre fundos conjuntos pode ser abusivo.
Todos os casais são diferentes em termos de como dividem suas finanças. Mas se seu parceiro controla todo o dinheiro e apenas fornece uma “mesada”, provavelmente é uma situação insalubre – especialmente se seu parceiro lhe disser como e quando gastá-lo.
Problemas de dinheiro podem ser difíceis de falar. Mas em relacionamentos saudáveis e duradouros, é muito importante se abrir e ser honesto um com o outro. Sem essa honestidade, é possível passar para o que costuma ser chamado de “infidelidade financeira”, em que uma pessoa mente sobre seu dinheiro ou esconde algo importante de seu parceiro.
Em relacionamentos financeiramente abusivos, não é incomum que um ou ambos os parceiros tirem vantagem da generosidade um do outro. Portanto, tome isso como um sinal se seu parceiro parece estar usando você para ganhar e gastar dinheiro.
Questões financeiras podem assumir várias formas, e nem todas são tóxicas de forma incorrigível. Mas, em geral, “se seu parceiro quer controlar todo o dinheiro, é um sinal de alerta [de abuso financeiro]”.
Se chegar ao ponto em que não é mais possível conversar com seu parceiro sobre isso – e sua vida está sendo impactada negativamente – pode ser uma boa ideia procurar um terapeuta e encontrar uma maneira saudável de sair do relacionamento.
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…