Pela primeira vez, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, como feriado nacional em 2024. Antes disso, a data já era reconhecida como feriado em alguns estados e municípios, porém, agora será obrigatória em todo o país.
O feriado homenageia Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil, símbolo da resistência negra e defensor da liberdade. Sua morte, em 20 de novembro de 1695, marca um dia de reflexão sobre a luta contra o racismo, as desigualdades sociais e a valorização da cultura afro-brasileira.
Em 1655, nasceu Zumbi no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas, região que fazia parte da Capitania de Pernambuco. No entanto, quando ainda criança, soldados portugueses o capturaram e entregaram ao padre Antônio Melo, que o educou em português e latim.
Aos 15 anos, Zumbi fugiu, retornando ao quilombo e assumindo seu papel na resistência. Como estrategista e líder militar, ele liderou Palmares contra expedições portuguesas. Desse modo, tornou-se o principal defensor da liberdade de sua comunidade.
Apesar de derrotar diversas expedições, Zumbi foi traído e morto em 1695, com sua cabeça exposta em Olinda para intimidar outros quilombolas.
O Dia da Consciência Negra é mais que um feriado, é um convite para refletir sobre as desigualdades raciais e valorizar a história e a cultura afro-brasileira.
Além disso, essa data representa as conquistas do movimento negro, que luta por reconhecimento, equidade e justiça social.
De acordo com a escritora e ativista Waleska Barbosa, o feriado é “uma oportunidade de colocar as questões da negritude em foco”. Dessa maneira, ela alerta que, apesar dos avanços, o Brasil ainda tem que combater o racismo estrutural e garantir direitos básicos para a população negra.
Imagem de Capa: Canva
Com a popularização dos emojis, com o intuito de facilitar as conversas digitais, essas pequenas…
As ilusões de ótica são ferramentas fascinantes que, além de desafiar nossa visão, podem revelar…
Os brasileiros usam amplamente a expressão “segurar vela” para descrever situações em que alguém presencia…
Por conta da tecnologia, atualmente estamos conectados o tempo todo. Dessa forma, trazendo novos desafios…
Em uma cultura de namoro que prospera tanto na falta de compromisso quanto no nosso…
Apesar de algumas pessoas acreditarem que a astrologia não passa de superstição, ela pode ser…