Especialista alerta contra o uso de cartões de débito afirmando que agora estão se tornando ‘cartões perigosos’

Não há nada de errado em usar o seu cartão de débito de vez em quando, no entanto, o especialista financeiro Martin Lewis alertou que, se você depender dele, estará cometendo um grande erro.

Lewis falou sobre o motivo de eles poderem vir com armadilhas no The Martin Lewis Money Show Live, explicando porque esse método de pagamento está se tornando “cartão de perigo”.

Hoje em dia, um cartão de débito é algo que a maioria de nós usa diariamente. À primeira vista, esse método de pagamento é bem simples: você usa o cartão para pagar algo com dinheiro do saldo da sua conta bancária em vez de usar dinheiro em espécie.

Eles são diferentes dos cartões de crédito, onde você paga suas compras com dinheiro emprestado do seu banco e tem que pagar a dívida acumulada regularmente.

No entanto, o especialista em economia explicou que os cartões dos quais tanto dependemos para pagar nossas despesas diárias podem nos deixar propensos a contrair dívidas.

Mas não é só com o seu cartão de débito que você precisa ter cuidado, mas também com os limites especiais vinculados à sua conta. Sim, aquilo que permite que as pessoas acessem dinheiro que não têm quando ficam completamente sem fundos.

Lewis continuou dizendo que as taxas de juros da maioria dos limites especiais da conta são “o dobro” das taxas de juros de um cartão de crédito comum que você pode obter em qualquer banco.

Essas taxas agora estão em torno de 40% e podem até saltar para 49,9% para alguns bancos. Esse é um valor absurdo comparado aos cartões de crédito, que têm uma taxa de juros média de cerca de 24,3% APR.

Obviamente, isso depende muito do cartão que você escolher, do prazo e de sua pontuação de crédito, mas ainda é muito menor do que um limite especial e pode aumentar sua pontuação conforme você gasta e paga.

“A maioria dos saques a descoberto dos consumidores agora é de 40%, o dobro de um cartão de crédito de lojas de varejo, o que significa que os cartões de débito agora são cartões perigosos se você estiver com saldo negativo.”, explicou Lewis.

Ele explicou que pode valer a pena perguntar ao seu banco se há a possibilidade de um limite especial com taxa zero. Caso contrário, também há a opção de obter um cartão de crédito com taxa zero.

“Agora, a primeira coisa a fazer se você estiver com saldo negativo é verificar sua elegibilidade para um saldo negativo de zero por cento e qual o valor”, disse ele. “As pessoas também me perguntam se posso transferir meu limite especial para um cartão zero por cento. A resposta é sim, mas apenas para alguns cartões especializados. É chamado de transferência de dinheiro.”

“Com um cartão de transferência de dinheiro, você solicita um novo cartão e ele deposita o dinheiro na conta bancária para você, para que você possa se livrar do seu cheque especial. Agora você deve o cartão. É melhor para grandes saques a descoberto, você precisa de um histórico de crédito decente.”

O guru das finanças disse que a melhor maneira de usar um limite especial, se necessário, é configurar débitos diretos pouco antes do dia do pagamento, para reduzir o tempo em que você fica com saldo negativo.

Ele também acrescentou que, se você tiver várias dívidas, é importante organizá-las em ordem de juros, priorizando as maiores. “Então você pega todo o dinheiro extra que você possivelmente tem e paga a maior taxa de juros, ignorando os outros”, disse Lewis.

“Quando isso acontecer, você se concentrará em liquidar a próxima taxa de juros mais alta. Depois que isso acontece, você limpa o próximo, e o próximo, e assim por diante. Isso é conhecido como efeito bola de neve e significa que você se livra de suas dívidas mais rapidamente.”, aconselhou o especialista.

Imagem de Capa: Reprodução/Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!