Embora você possa ter se perguntando por que demorou tanto para perceber quando a ficha finalmente caiu, descobrir se alguém é narcisista ou não pode ser uma tarefa bem complicada.
Analisar o comportamento de um parente, amigo ou parceiro romântico não é exatamente a melhor atividade a se fazer, mas é um mal necessário se você quiser se proteger.
Desta forma, esses sete principais sinais de alerta explicados por um especialista no assunto ajudam você a identificar se há um narcisista entre vocês.
A conselheira do BACP, Margaret Ward-Martin, alertou que manter alguém assim em seu círculo pode custar sua “sanidade e até mesmo sua vida”, então excluí-lo da sua vida será um grande benefício.
Ela explicou que os narcisistas corroem a pessoa de tal forma que ela não se reconhece mais. Desta forma, as vítimas podem ficar deprimidas e doentes mental e fisicamente.
É por isso que ela pediu às pessoas que “prestem atenção aos primeiros sinais” do transtorno de personalidade narcisista (TPN) quando eles aparecem, explicando que você só sofrerá “muito mais danos” a longo prazo e também desperdiçará seu tempo.
Transferência de culpa
Se alguém se recusa a assumir a responsabilidade por seus erros e consegue jogar a culpa em todos os outros pelos seus problemas, Margaret acredita que isso seja um grande sinal de alerta.
Ela explicou que os narcisistas geralmente deixam “um rastro de destruição” em seu caminho e tendem a adotar uma mentalidade de vítima sobre o que aconteceu em suas vidas, em vez de serem responsáveis por suas próprias ações.
Ter apoiadores cegamente leais
Narcisistas podem não ser pessoas agradáveis, mas tendem a estar cercados por um grupo de seguidores leais que eles conseguiram manipular.
Como as pessoas com problemas de saúde mental anseiam por atenção e admiração, elas mantêm por perto aqueles que convenceram a suprir suas necessidades. No entanto, você não deve se sentir tão mal se foi manipulado a fazer isso.
Então, se você notar que uma determinada pessoa está sempre na companhia de pessoas que a “protegem e defendem ativamente” — mesmo quando estão erradas — isso pode ser um sinal de que ela é narcisista.
Dizer o que você quer ouvir
A conselheira explicou que os narcisistas são muito habilidosos em se retratar sob uma luz diferente, então seu comportamento pode muitas vezes ir de um extremo a outro.
“Parte da alquimia de um relacionamento ou ambiente narcisista é que, quando você sente que algo não está certo, você será bombardeado de amor ou parabenizado ou reconhecido publicamente”, observou Margaret. “Isso pode ser muito desestabilizador.”
No final das contas, eles não são idiotas – e, como a especialista ressalta, “quanto mais rápido eles conseguirem acesso à sua vida, família, conta bancária, apartamento, mais cedo eles poderão desistir”.
Ela acrescentou: “Os narcisistas leem o suficiente sobre como ser identificados para que possam se antecipar, para que possam dizer que eles próprios foram abusados narcisicamente e fingir empatia e remorso — todas as coisas que eles sabem que você quer ouvir.”
Sempre causar problema
Se alguém parece estar sempre causando problemas, tome cuidado, pois você pode ter um narcisista em suas mãos.
Margaret explicou que essas pessoas geralmente colocam você contra outras pessoas com o objetivo de isolá-lo de seus entes queridos e, consequentemente, torná-los a pessoa mais importante da sua vida.
A conselheira alertou as pessoas para terem cuidado se perceberem que uma pessoa faz comentários “sobre os outros para influenciar a maneira como você os trata”, o que inevitavelmente criará uma distância entre você e seus entes queridos.
Distorcer a verdade
Se contar mentiras parece fácil demais para alguém, pode ser um grande sinal de que essa pessoa é narcisista.
Todos nós já contamos algumas mentiras inocentes na vida, mas a honestidade é a melhor política. E se alguém consegue contar uma história absurda de repente ou vender uma fantasia para você, talvez seja hora de mandá-lo embora.
Obviamente, determinar se eles estão enganando você pode ser bem difícil, mas quando você chega ao fundo da questão, Margaret acredita que basta um golpe e eles estão fora.
Ela acha que as mentiras deles só vão crescer e ficar mais ousadas, então não faz sentido perder seu tempo.
Controlador
Pessoas com transtorno de personalidade narcisista têm muitos truques na manga para manter o poder sobre você, que vão desde bombardeios amorosos até gaslighting.
Margaret acredita que, para a maioria deles, não existe essa coisa de ir longe demais, então suas táticas podem ser muito problemáticas. “Eles podem se tornar agressivos ou violentos, ou ficar de mau humor e fazer você se sentir culpado”, ela explicou.
Quer optem pela bajulação ou pela indução ao medo, os narcisistas farão praticamente qualquer coisa para continuar exercendo controle sobre você, então é melhor ir para a saída mais próxima se você perceber uma pessoa exibindo esse comportamento.
Criar uma fachada
Não é exatamente incomum adaptar seu comportamento quando você está diante de públicos diferentes, mas se uma pessoa é obcecada em agradar a multidão, pode haver um problema maior em jogo.
Margaret explicou que os narcisistas são “obcecados pela imagem” e só deixam suas máscaras caírem quando certas pessoas estão por perto – mas, fora isso, é tudo fachada.
Só você sabe o que acontece a portas fechadas – mas se você se identificar um pouco demais com o conteúdo deste artigo, parece que você tem um narcisista em sua vida do qual precisa se livrar.
Imagem de Capa: Canva