A especialista em relacionamento, Dra. Sarah Hensley, comanda o The Dating Decoder, uma plataforma que usa a ciência do apego para dar às pessoas planos de ação em seus relacionamentos.
Uma das questões que ela abordou é por que as relações íntimas seca para alguns casais e por que as mulheres podem não querer fazer sexo com seus maridos.
Muitos estudos indicam que os casais geralmente mantém-se ativos sexualmente, ao contrário de certos estereótipos que circulam, mas há alguns casais que acabam tendo uma existência morna no quarto depois de se casarem.
Isso é devido a um problema mais profundo em seu relacionamento e a Dra. Hensley explicou quais são as razões por trás disso.
Por que as mulheres casadas ‘param de ter relações íntimas’ com os maridos
Falando em um vídeo publicado no TikTok, a Dra. Hensley falou sobre o principal motivo disso acontecer entre casais.
“A principal razão pela qual as mulheres param de fazer sexo com seus maridos é que elas não se sentem emocionalmente seguras, e a razão pela qual não se sentem emocionalmente seguras é porque suas necessidades de apego não estão sendo atendidas dentro do relacionamento.”
“As necessidades de apego são as nossas necessidades mais profundas dentro de um relacionamento romântico e se essas coisas não forem satisfeitas não nos sentiremos emocionalmente seguros.”, acrescentou.
“Especialmente para as mulheres, quando há falta de segurança emocional, elas começam a se sentir muito inseguras em entregar seus corpos ao parceiro e começam a se sentir extremamente desinteressadas por ele. Elas simplesmente não conseguem mais ficar fisicamente excitados por seus parceiros.”, explicou.
Como os casais podem ter uma vida íntima saudável?
A especialista em namoro explicou como você poderia evitar que isso acontecesse em seu relacionamento, dizendo que o primeiro passo era conhecer o “estilo de apego do seu parceiro”.
Basicamente, cada um têm maneiras diferentes de atender às suas necessidades e, uma vez que você sabe o que seu parceiro precisa em um relacionamento, essa é a chave.
Dê-lhes o que precisam, faça-os sentir-se seguros e seja um parceiro com quem se sentiriam confortáveis e desta forma o resto virá.
Hensley explicou que pessoas diferentes têm estilos de apego diferentes e precisam de coisas diferentes para se sentirem felizes em um relacionamento:
Ansioso e preocupado – Pessoas com esse estilo de apego precisam de ‘muita garantia todos os dias de que você as ama, de que o relacionamento é estável e de que você as aprecia’, de acordo com Hensley.
Evitante medroso – Esses precisam de ‘muito espaço para seus sentimentos’ e precisam se sentir ‘vistos, ouvidos e compreendidos’
Evitante desdenhoso – Esses parceiros precisam de ‘espaço, autonomia e falta de críticas’, juntamente com ‘paz e harmonia’ no relacionamento’.
@the_dating_decoder First, seggs is a code word you can hopefully figure out because I’m not about to get kicked off. Secondly, there ARE other reasons like feeling like their husband doesn’t help them with the workload, or affairs, etc. BUT this is THE biggest reason by far. Calm down and breathe, I know it may be hard to hear and you’ll get triggered. But I am here to help you start getting your needs met. Don’t shoot the messanger. I am direct and I make no apologies for my assertiveness. I’m a coach not a therapist. #love #relationships #intimacy #marriage #attachmentstyle #fyp #foryoupage ♬ original sound – Dr. Sarah Hensley
Outros especialistas em relacionamento disseram que você também precisa manter a novidade no relacionamento para evitar que você caia na rotina. E que também é crucial fazer “depósitos nas contas bancárias emocionais uns dos outros”, pois a alternativa era a negligência e, eventualmente, a separação.
Imagem de Capa: Reprodução/Canva