Interessante

Especialista explica por que você NUNCA deve guardar sobras de comida em papel alumínio: “Pode ser fatal”

Se você há anos tem o hábito de embrulhar sobras de comida ou lanches em papel alumínio, você pode ter tido muita sorte – e talvez seja melhor reconsiderar essa atitude, segundo alertou especialistas.

A maneira como você armazena alimentos pode ser algo em que você não se preocupe muito, pois acredita que está fazendo certo. Se você comer a comida alguns dias depois e se sentir perfeitamente bem, o que poderia estar errado?

Desta forma, o cientista de alimentos do Aqualab em Chicago, Dr. Zachary Cartwright, explicou como não armazenar adequadamente suas sobras de alimentos pode ser um erro fatal.

Ele explicou que alimentos embrulhados em papel alumínio correm risco de infecção por bactérias perigosas por uma razão simples: eles não são hermeticamente fechados. Também argumentou que recipientes como Tupperware e sacos plásticos lacráveis são opções muito melhores e mais seguras.

Em declarações à Southern Living, ele disse: “A folha de alumínio sozinha não consegue criar uma vedação completamente hermética porque não é inerentemente adesiva e [ela] não se adapta perfeitamente às superfícies”.

Primrose Freestone, professora sênior de microbiologia clínica na Universidade de Leicester, observou que assim existe maior chance de crescimento de bactérias nos alimentos, tendo potencial para causar uma intoxicação alimentar grave, que pode levar a morte.

Além disso, ao não armazenar e reaquecer adequadamente, uma pessoa corre o risco de sofrer uma intoxicação alimentar com risco de ser fatal.

Em referência ao armazenamento em geladeiras e frezzer, ela disse ao MailOnline: “O frio apenas retarda o crescimento de patógenos como Staphylococcus ou Bacillus cereus. Somente o congelamento sólido impede o crescimento de bactérias causadoras de intoxicação alimentar.”

E embora você possa não achar tão importante armazenar alimentos adequadamente, a especialista destacou o quão rápido as bactérias podem afetar os alimentos. “As bactérias existem em todos os lugares do mundo, inclusive nas cozinhas – e nos alimentos que elas contêm. As bactérias que causam a deterioração dos alimentos podem crescer rapidamente com os nutrientes, a umidade e as temperaturas certos.”, disse.

“Alguns dobram de número em apenas 20 minutos. As sobras podem ser seguras para comer, desde que você tome as precauções certas. Mas se você tiver dúvidas ou achar que não irá comê-los em dois dias, armazená-los no congelador lhe dará mais flexibilidade do que armazená-los na geladeira.”, acrescentou.

Então talvez seja uma boa ideia pecar pela precaução e comprar mais alguns recipientes herméticos para guardar as sobras das refeições.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Gêmeos “recordes” nascem de embriões congelados há 30 anos – a mãe deles é apenas 3 anos mais velha do que isso

Em uma incrível reviravolta da ciência reprodutiva moderna, os gêmeos Timothy e Lydia Ridgeway nasceram…

2 horas ago

O modesto patrimônio do Papa Francisco: o legado de simplicidade que marcou o seu papado

Nesta segunda-feira (21), foi anunciada a morte do Papa Francisco, aos 88 anos. Dessa maneira,…

3 horas ago

Segunda vítima morre cinco dias após mulher enviar ‘ovos de Páscoa envenenados’ para a família do ex pore ‘vingança’

Recentemente, no Brasil, uma mulher foi acusada de enviar "ovos de Páscoa envenenados" para a…

3 horas ago

Doar sangue com frequência pode reduzir o risco de desenvolver câncer, revela estudo surpreendente

A doação de sangue, além de ser um gesto nobre que salva vidas, pode também…

4 horas ago

Drama nacional emocionante baseado em fatos reais surpreende com enredo forte e atuações poderosas

Recentemente, uma produção brasileira vem conquistando o público com sua história emocionante. “Inexplicável” foi lançado…

4 horas ago

Na Dinamarca, empatia é matéria obrigatória nas escolas – e o impacto é transformador

Enquanto o mundo debate como melhorar o sistema educacional, a Dinamarca dá um passo à…

4 horas ago