Martin Lewis e sua equipe de especialistas em economia de dinheiro emitiram um novo alerta para pessoas que usam serviços Compre Agora, Pague Depois (Buy Now, Pay Later – BNPL).
Esse sistema permite que consumidores adquiram produtos imediatamente e façam o pagamento em parcelas ou dentro de um prazo, sem a necessidade de cartões de crédito tradicionais. Alguns aplicativos populares no Brasil incluem: Mercado Pago, PicPay, Klarna, PayPal e Zip.
Milhões de pessoas, no mundo todo, usam serviços de algum destes aplicativos, e esse método de pagamento está se tornando cada vez mais comum em lojas de varejo e até mesmo em estabelecimentos de entrega de comida.
Algumas das opções geralmente disponíveis incluem comprar agora, pagar em 30 dias ou dividir o custo em três parcelas mensais iguais. Ainda há acordos que permitem que você pague em 12 meses, dependendo do serviço que está sendo usado e do varejista do qual você está comprando.
Mas Lewis contou às pessoas sobre as mudanças iminentes nos programas BNPL e alertou sobre usá-los nesse meio tempo, antes que as mudanças entrem em vigor.
Falando sobre o assunto, Lewis escreveu: “Você usa o Compre Agora, Pague Depois? Cuidado – ele não é regulamentado (ainda!). Isso deve mudar agora, mas não antes de 2026.”
Com a opção “Compre Agora, Pague Depois” se tornando uma forma completamente normalizada de compras em 2024, a equipe de especialistas alertou sobre o uso dessa opção e os erros cometidos.
“Milhões de pessoas usam empresas que oferecem o serviço “Compre agora e pague depois”, como Klarna, ao fazer compras on-line ou em lojas físicas. Administrados corretamente, eles podem ser uma forma barata e rápida de acessar crédito. Mas pesquisas mostram que muitos usuários não sabem que, se algo der errado, você enfrentará taxas de atraso e, cada vez mais, marcas em seu arquivo de crédito.”, alertaram.
Marcas em seu arquivo de crédito indicam que você tem crédito ruim, o que ocorre quando você tem evidências de dificuldade em pagar serviços, como roupas, um carro, ou algo tão significativo quanto um contrato de aluguel.
Isso pode significar que você poderá enfrentar problemas para ter dinheiro emprestado no futuro para produtos que exijam um acordo financeiro.
Martin Lewis diz que a BNPL nunca teve regulamentações adequadas. “Compre agora, pague depois é onipresente em caixas eletrônicos, então o fato de nunca ter sido regulamentado é uma farsa que eu e outros temos defendido há muito tempo.”
“BNPL pode ser útil, permitindo que aqueles que precisam parcelar os pagamentos de uma compra orçada e necessária, como um encanador, façam isso sem juros. No entanto, tem sido vendido como uma escolha de estilo de vida, não uma dívida, e empurrado para compras instintivas ou mesmo para viagem. Muitos estão com problemas com múltiplos pagamentos de BNPL, levando à perseguição de dívidas e danos ao arquivo de crédito.”, acrescentou.
Imagem de Capa: Reprodução/Klarna/PicPay
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…