Uma especialista revelou alguns traços comuns que podem indicar que você é autista não diagnosticado. De acordo com o NHS, autismo é um espectro, que ‘não significa que você tem uma doença ou enfermidade’, mas ‘que seu cérebro funciona de uma maneira diferente das outras pessoas.’
O autismo é uma deficiência de desenvolvimento permanente que afeta a maneira como as pessoas se comunicam e interagem com o mundo.
Dito isso, a psicóloga Dra. Kim Sage compartilhou em sua página no TikTok vários “estímulos” que as pessoas com autismo podem ter.
Quais são estes “estímulos”?
O stimming ou estimulação “é um tipo de comportamento repetitivo” e “comportamentos comuns que incluem: balançar, pular, girar, bater a cabeça”.
“A maioria das pessoas faz estimulação, e fazer isso não faz de você um autista, mas entre os autistas a estimulação pode ser muito calmante e reguladora, além de bastante comum”, explicou a Dra. Sage em sua legenda.
Em seu vídeo, a Dra. Sage compartilhou as oito características comuns de estimulação entre os autistas:
1) Enrolar o cabelo com os dedos, brincar com o cabelo
2) Brincar com joias
3) Mexer, brincar com as mãos em cobertor/manta/toalha
4) Brincar com tampas de caneta
5) Roer unhas/cutucar a pele
6) Fazer sons com a boca
7) Bater as unhas
8) Repetir danças, músicas, letras, sons/vídeos populares
@drkimsage #autistic #stim #stimming #autisticadult #drkimsage ♬ Debussy Arabesque – Isabelle Perrin
Por que o stimming “geralmente é inofensivo”
Embora o estímulo possa parecer estranho para os outros, ele geralmente é inofensivo para quem o faz. “Você não deve tentar impedir isso se não estiver causando nenhum dano a você ou ao seu filho”, afirmam especialistas.
No entanto, você deve considerar buscar ajuda médica se seu filho estiver se estimulando o tempo todo ou tendo muitos colapsos, sofrendo bullying na escola por causa de seu comportamento ou sendo agressivo, machucando a si mesmo ou a outras pessoas.
De acordo com National Autistic Society mais de uma em cada 100 pessoas está no espectro do autismo e há cerca de 700.000 adultos e crianças autistas só no Reino Unido.
Alan Gardner, conhecido por estrelar a série documental The Autistic Gardener, já falou abertamente sobre como é viver com autismo.
“Cérebros autistas são conectados de forma diferente dos neurotípicos. Para alguns de nós, um sussurro tem o mesmo volume de um grito. Vejo cada cantinho, fenda, cada pequena aranha correndo pela grama. Sinto falta de muito pouco”, disse ele à Home Care.
“Pessoas com autismo são as mais talentosas e habilidosas, que têm interesse em fazer algo. Algumas pessoas podem ser obcecadas por uma coisa ou mudar a cada semana, seu interesse especial pode ser bom ou ruim e pode ser uma obsessão que toma conta.”, explicou.
Imagem de Capa: Reprodução