Muitas pessoas têm o costume de chegar em casa, tirar os sapatos e ficar andando descalço. Contudo, especialistas alertam que há pontos importantes a serem considerados antes de abandonar de vez o uso de meias ou calçados em casa.
De acordo com o podólogo clínico Dr. Robert Conenello, caminhar descalço pode fortalecer os músculos intrínsecos dos pés, que tendem a enfraquecer com o passar dos anos.
Dessa forma, sendo essencial para a mobilidade e equilíbrio do corpo, ajudando a prevenir problemas musculares e articulares.
Além disso, a dermatologista Dra. Hannah Kopelman destaca que andar descalço permite que a pele dos pés respire. Assim, reduzindo a umidade e diminuindo o risco de infecções fúngicas, como o pé de atleta.
Outro benefício apontado é a estimulação sensorial, já que sentir diferentes texturas no chão pode proporcionar uma experiência relaxante semelhante à reflexologia, promovendo o bem estar e a conexão com o ambiente.
No entanto, ficar descalço nem sempre é algo seguro, principalmente para pessoas com pele sensível, diabetes ou problemas de circulação.
O contato direto com o chão pode expor os pés a alérgenos, sujeira, produtos químicos de limpeza e até pequenos objetos que podem causar ferimentos.
Outro risco comum é o desenvolvimento de fadiga nos pés ou fascite plantar, uma inflamação dolorosa na sola do pé, especialmente quando se caminha sobre superfícies duras por longos períodos.
Para aproveitar os benefícios de andar descalço sem comprometer a saúde, os especialistas recomendam:
Apesar de que andar descalço em casa traz vários benefícios, é necessário tomar cuidados para evitar riscos como lesões ou infecções. Então, se você deseja adotar essa prática, o equilíbrio entre higiene, tempo e proteção é a chave para aproveitar os benefícios sem prejudicar a saúde dos pés.
Imagem de Capa: Canva
As gravações da novela Vale-Tudo, da TV Globo, foram canceladas na tarde desta quinta-feira (17),…
Desde que venceu o Big Brother Brasil 24, Davi Brito tem enfrentado uma série de…
Quando nos envolvemos com alguém, é comum ignorar algumas “red flags”. Dessa forma, você se…
Quando falamos em “bruxa”, a imagem que muitos ainda têm é a de uma figura…
Você sente que algo grande está prestes a acontecer na sua vida amorosa? Como se…
Um caso envolvendo uma adolescente de 13 anos gerou um intenso debate ao trazer à…