O risco de câncer aumenta à medida que você envelhece, sendo muito maior depois dos 50 anos, de acordo com a Cancer Research UK, no entanto, parece haver um aumento preocupante nas pessoas diagnosticadas antes dos 50 anos.
Desta forma, um tipo de câncer está aumentando rapidamente entre as pessoas mais jovens, e segundo especialistas, pode ser por um motivo específico. Estudos revelaram que um fator em particular é o responsável por isso: um problema gastrointestinal.
Tudo tem a ver com mudanças sutis nas bactérias do seu intestino, que são afetadas pelo fator em questão.
O tipo de câncer que está aumentando especialmente entre pessoas com menos de 30 anos é o câncer de vesícula biliar e, embora seja pouco conhecido, é importante observar quais podem ser as principais causas por trás dele.
A vesícula biliar é um pequeno órgão localizado perto do fígado, conhecido por armazenar bile, uma substância que ajuda nosso corpo a quebrar as gorduras que ingerimos, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde (NIH).
Embora o câncer de vesícula biliar seja raro, ele está aumentando entre os mais jovens, já que mais que o dobro de adultos jovens contraem a doença do que há 30 anos, diz a Cancer Research UK. Mas o preocupante é que pessoas na faixa dos 20 anos estejam se tornando mais propensas a contrair a doença.
O professor oncologista Karol Sikora, disse ao MailOnline que existe uma forte influência do estilo de vida que atualmente vivemos, já que o aumento dos casos começou na década de 90.
O professor Sikora, que também é ex-chefe do programa de câncer da Organização Mundial da Saúde, disse que a idade dos pacientes continua “cada vez menor”. Ele revelou o fator por trás do aumento do câncer de vesícula biliar em jovens: dieta moderna.
O alto consumo de alimentos ultraprocessados estão destruindo nossos intestinos, como ele explicou, e isso também se deve ao álcool, à poluição e estresse, que afetam nosso microbioma na vesícula biliar. “É simplesmente impossível medir… é uma série complexa de coisas que podem afetá-lo.”, explicou.
O professor explicou que é interessante ver essa tendência na geração que foi apelidada de “geração sensata”, que, em média, bebe menos álcool e se alimenta de forma mais saudável do que seus pais, no entanto, eles parecem ter um risco crescente de câncer no sistema digestivo.
O oncologista acrescentou que comer frutas e vegetais e se exercitar regularmente pode ajudar a evitar o câncer.
Alguns sintomas podem incluir icterícia, que ocorre quando a pele e os olhos ficam amarelados, coceira na pele e alterações na cor das fezes ou da urina.
Dados mostram que apenas um sexto dos pacientes com câncer de vesícula biliar vivem 10 anos após o diagnóstico da doença.
Imagem de Capa: Canva
Embora não possamos contar exatamente o que acontece na hora da morte, alguns estudos podem…
As mulheres maduras estão sempre em busca de soluções eficazes para manter a pele firme,…
A apresentadora de programa esportivo da Band, Renata Fan, compartilhou em seu perfil nas redes…
Enquanto passava na frente de uma casa na cidade de Formosa, Goiás, um morador se…
A próxima Copa do Mundo será no ano que vem, campeonato em que seleções de…
Nesta segunda-feira estreou a tão aguardada 25ª edição do Big Brother Brasil, no entanto, uma…