Esposa de Maurício Kubrusly revela que doença fez ele ‘apagar todos os nomes’: “Só sabe o meu”

Beatriz Goulart, 63, esposa do grande jornalista televisivo brasileiro Maurício Kubrusly, 79, revelou que devido à sua condição, o marido se esqueceu dos nomes de todas as pessoas, menos o dela.

“Única pessoa que ele sabe o nome é o meu. Ele apagou todos os nomes, assim, é um negócio meio forte para mim”, afirmou Beatriz entrevista ao Fantástico em uma prévia do documentário que fala sobre a vida do repórter.

Ela contou que apesar de não se recordar dos nomes e das pessoas, Kubrusly “gosta de todo mundo”. “Ele sempre fica me chamando, quer entender, quer estar junto […] ele continua gostando de todo mundo, como se fosse apresentado novamente a uma pessoa que ele conhece há 30 anos”.

A saúde de Kubrusly

Em 2023, a família de Maurício Kubrusly tornou público seu diagnóstico de DFT (demência fronto-temporal), problema de saúde que enfrenta há sete anos. O ator de Hollywood Bruce Willis foi diagnosticado com esta mesma doença.

A esposa de Kubrusly disse à Revista Veja que o jornalista pensou em recorrer à eutanásia, mas que ela o fez desistir da ideia. “Maurício chegou a mencionar seguir o mesmo caminho escolhido por Antonio Cicero (escritor que fez eutanásia). ‘Não tenho mais o que fazer aqui’, disparou [ele] certa vez. Eu o demovi da ideia. Não vou ficar viúva, não. Mas estou me preparando para o dia em que ele esquecer meu nome”.

Atualmente, a eutanásia é proibida no Brasil, no entanto, é permitida em países como a Holanda e Suíça.

O que a DFT afeta?

Apesar de ter semelhanças com o Alzheimer, a demência fronto-temporal tem características distintas, como afasia – dificuldades na fala – e modificações comportamentais e de personalidade. Ainda sem cura, a DFT pode se manifestar mais cedo que o Alzheimer, a partir dos 45 anos, e somente os sintomas secundários, como a depressão, podem ser aliviados com medicação.

A vida do jornalista, que é um dos principais nomes do jornalismo televisivo no Brasil será retratada no documentário “Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí”, com estreia marcada para quarta-feira, 4, no Globoplay.

Imagem de Capa: Reprodução Globoplay





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!