Enquanto o mundo está imerso na escuridão da noite, é muito comum ouvirmos alguns sons dentro de casa: estalos misteriosos, portas que rangem como se estivessem, e o sussurro do vento lá fora completa o ambiente digno de um filme de terror.
No entanto, antes de fazer uma investigação sobrenatural, saiba que esses sons muitas vezes têm uma explicação do que é perfeitamente natural – seus móveis.
Por que os móveis estalam de madrugada?
Os estalos noturnos nos móveis podem ser assustadores, mas geralmente são causados por um simples fenômeno físico. Tudo que temos em nossas casas, desde as mesas e cadeiras até os armários, é composto de moléculas que constantemente estão em movimento.
Desta forma, quando há uma mudança na temperatura ambiente, a estrutura dos materiais pode fazer afetada, gerando movimento molecular.
Variações de temperatura
Geralmente, as temperaturas caem à noite, e com isso os materiais encolhem. Essa contração pode resultar em estalos que são apenas os seus móveis se ajustando a essa mudança.
Por outro lado, em períodos mais quentes, os materiais se expandem, criando potencialmente mais sons à medida que se ajustam à esse “inchaço”.
Sensibilidade da madeira à umidade
Este fenômeno é especialmente evidente em materiais como a madeira, que é altamente sensível às variações de umidade. Em períodos de alta umidade, a madeira absorve a água presente no ar, fazendo com que suas fibras se expandam.
Quando a umidade diminui, as fibras se contraem novamente, resultando em movimentos que podem causar estalos.
Conclusão
Portanto, se você encontrar seus móveis estalando durante a noite, não se preocupe, pois não há fantasmas em seus armários. É somente a natureza dos materiais se ajustando às condições do ambiente.
Imagem de Capa: Canva