Os cigarros eletrônicos, ou vapes, têm sido promovidos como uma alternativa menos prejudicial ao tabagismo tradicional. Embora o NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) destaque que o vaping expõe os usuários a menos toxinas do que os cigarros, ele não está isento de riscos.
De acordo com um estudo, vapes com sabores específicos podem trazer um problema potencialmente perigoso ao usuário.
Pesquisadores investigaram os efeitos de vapes com sabor em comparação aos sem sabor. Utilizando técnicas de imagem ao vivo, eles analisaram as células imunológicas dos pulmões de camundongos expostos ao vapor de cigarros eletrônicos.
O estudo, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), identificou que compostos químicos presentes em vapes com sabor de frutas vermelhas podem “paralisar” as células imunológicas dos pulmões.
Dessa forma, prejudicando sua capacidade de remover partículas nocivas. No entanto, esse efeito não foi observado em vapes sem sabor.
A chamada “paralisia celular” afeta as células imunológicas responsáveis por proteger os pulmões. Com essas células comprometidas, o corpo fica mais suscetível a infecções respiratórias.
Dessa maneira, aumentando as preocupações com os usuários, especialmente porque muitos desses produtos são apresentados de forma atraente para crianças e jovens.
A maioria dos vapes possuem embalagens coloridas e sabores “doces”, sendo assim, uma estratégia que atrai públicos mais jovens.
Segundo Ajitha Thanabalasuriar, coautora do estudo, “precisamos ser cuidadosos com os tipos de sabores incluídos nesses produtos. Alguns podem ter efeitos prejudiciais, especialmente quando direcionados a crianças”.
No Reino Unido, legisladores estão considerando medidas para limitar a disponibilidade de sabores atrativos e impor regulamentações mais rígidas sobre embalagens e promoções de vapes.
Embora muitas pessoas considerem o vaping menos prejudicial do que o tabagismo tradicional, esse estudo destaca a importância de avaliar os sabores ao escolher um cigarro eletrônico.
Se você for fumar, busque produtos sem sabor. Desse modo, sendo uma escolha mais segura e que minimiza os riscos à saúde. Portanto, fique atento às pesquisas e priorize sua saúde ao tomar decisões sobre o uso de vapes.
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, uma estrela de site de conteúdo adulto afirmou ter quebrado um recorde mundial ao…
As amizades são algumas das relações mais gratificantes da vida, mas também podem ser complicadas.…
Quando se trata de relacionamentos duradouros, talvez seja verdade que você nem sempre consegue tudo…
Após conquistar o coração do público brasileiro, o filme “Ainda Estou Aqui”, iniciou sua trajetória…
A influenciadora digital catarinense Ianka Cristini surpreendeu seus mais de 12 milhões de seguidores nas…
Recentemente, em seu perfil nas redes sociais, Luana Piovani veio celebrar uma decisão importante de…