Estes são os melhores – e os piores – alarmes do iPhone para acordar, de acordo com a ciência

Embora seja complicado evitar o desconforto de acordar quando seu corpo não sente que é o momento, existem algumas coisas que podem nos ajudar a agir como um adulto responsável e que levanta da cama na hora certa.

A maioria exige um pouco de esforço, mas para outros levantar logo de o despertador toca é praticamente indolor. E uma das coisas que você precisa fazer é ‘alterar o tom de alarme do iPhone’.

Um relatório de especialistas em música e ciência comportamental da Startle investigou os melhores e piores alarmes do iPhone para acordar.

Sua classificação é baseada nas descobertas de um estudo científico sobre como a melodia e o ritmo podem combater os efeitos da inércia do sono (a sensação de cansaço, tontura e confusão que você pode ter ao acordar).

Segundo esse estudo, o alarme perfeito é aquele que:

  • Tem uma melodia fácil que você pode cantar ou cantarolar junto
  • Tem frequência dominante em torno de 500 Hz ou na tonalidade de C5
  • Não é muito rápido ou muito lento (idealmente 100-120bpm)

Essas características ajudam você a acordar a mente e o corpo de maneira suave, mas eficaz, em vez de tirá-lo abruptamente do sono.

De acordo com Luke Cousins, líder regional de fisiologia da Nuffield Health, isso é relacionado com o sistema de ativação reticular (RAS). Isto é o que restringe a forma como o seu corpo responde aos estímulos externos quando você está dormindo e controla como você faz a transição para a vigília.

Quer saber quais são os melhores e os piores alarmes para acordar? Leia a seguir:

Os 5 melhores alarmes do iPhone para acordar

Todos esses tons têm melodia fácil, são tocados na tonalidade C e em baixa frequência (400 ou 500 Hz). Essas características ajudam a despertar a mente e o corpo com suavidade, fazendo com que você se sinta mais alerta e pronto para enfrentar o dia.

Os piores alarmes do iPhone para acordar:

Em vez de uma melodia consistente, esses sons de alarme do iPhone apresentam rajadas curtas e agudas de ruído. Estes tons também têm frequências muito mais altas do que as recomendadas com base nas descobertas do estudo, o que significa que são mais propensos a te acordar e deixá-lo lutando contra a inércia do sono.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!