Preparem-se, amantes do céu estrelado! Uma potencial explosão de nova no sistema binário T Coronae Borealis pode iluminar nossos céus a qualquer momento neste inverno. Localizada a 3.000 anos-luz de distância, na constelação da Coroa Boreal, esta explosão promete ser um espetáculo imperdível.
Este evento estelar não é comum. A última vez que T Coronae Borealis brilhou intensamente foi em 1946.
Desse modo, após mais de sete décadas, os cientistas aguardam ansiosos pelo seu retorno. O sistema consiste em uma anã branca e uma gigante vermelha antiga.
A anã branca, uma verdadeira ladra cósmica, rouba hidrogênio de sua parceira gigante vermelha, acumulando gás que eventualmente leva a uma explosão termonuclear espetacular, conhecida como nova.
Para esclarecer, uma nova não é uma supernova. Enquanto uma supernova marca o fim de uma estrela com uma explosão massiva, uma nova é mais um espetáculo temporário, um reacender do sistema estelar que cria um show de luzes para observadores na Terra.
A Dra. Rebekah Hounsell, da NASA, está entusiasmada com o potencial evento. “É um evento único na vida que vai criar muitos novos astrônomos por aí” ela afirma.
Quando vai acontecer e como observar esse espetáculo?
Os cientistas preveem que a explosão pode ocorrer a qualquer momento entre agora e setembro. Quando isso acontecer, espere uma semana inteira de brilho celestial.
De acordo com o Dr. Darren Baskill, “novas são sistemas binários de estrelas onde duas estrelas orbitam uma à outra de perto. Cerca de metade das estrelas no céu noturno são sistemas binários.”
Portanto, o roubo de hidrogênio pela anã branca atinge seu pico. Assim, desencadeando uma fusão nuclear que ilumina dramaticamente a estrela.
Dessa forma, com redes sociais e alertas instantâneos, todos podem participar da observação. Quando T Coronae Borealis começar a brilhar, você saberá.
Mantenha seus olhos no céu e prepare-se para testemunhar um evento estelar que pode entrar para a história. E lembre-se, não é necessário equipamento sofisticado – apenas uma noite clara e um pouco de paciência.
Esta explosão de estrela promete ser um verdadeiro espetáculo cósmico, iluminando nossas noites e inspirando novos exploradores do universo.
Imagem de Capa: Canva