Mirella Archangello, de 18 anos, viu sua vida mudar desde que começou a brincar de repórter aos 11 anos, denunciando problemas no bairro Avelino Alves Palma, em Ribeirão Preto (SP).
O talento precoce a levou a conhecer a jornalista Glória Maria, que se tornou sua inspiração para a carreira. Em 2024, Mirella deu mais um passo em direção ao sonho de se tornar jornalista ao tirar 960 na redação do Enem.
Em 2017, Mirella começou a sua jornada no jornalismo com uma brincadeira, no entanto, era evidente a sua paixão pela profissão. Nas redes sociais, viralizou um vídeo de suas “reportagens” que tinha como intuito denunciar situações de sua comunidade.
O sucesso chamou a atenção de Glória Maria, que viajou até Ribeirão Preto para surpreendê-la com uma visita.
Desde então, a jovem seguiu determinada a transformar sua paixão em carreira. Agora, com a nota alcançada no Enem, Mirella planeja iniciar a graduação em jornalismo em Ribeirão Preto, cidade onde vive com sua família.
Para atingir a nota de destaque, Mirella dedicou-se intensamente aos estudos. Graças a uma bolsa integral, frequentou uma escola particular e criou uma rotina de estudos que equilibrava leitura, resolução de provas antigas e momentos de descanso com a família.
“Eu me esforcei um pouco todos os dias, sem tentar fazer tudo de uma vez. Isso me ajudou a manter a calma e o foco”, compartilha Mirella.
Dessa forma, ela destaca que sua boa nota no Enem vem de muito esforço, consistência e autoconhecimento. “Não é a quantidade de estudo que importa, mas a qualidade”, afirma.
Em 2024, o tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, uma temática que ressoa com os interesses pessoais de Mirella.
A jovem, que mantém projetos nas redes sociais voltados à valorização da cultura negra, sentiu-se confiante para abordar o tema, porém, não escapou do nervosismo comum ao momento da prova.
Para construir seu texto, Mirella utilizou referências como “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo, e Bell Hooks, escritora americana que aborda educação antirracista.
Portanto, como forma de ajudar os outros estudantes, Mirella compartilha três dicas essenciais para quem busca o sucesso no Enem.
“Cada pessoa tem seu ritmo. Alguns dias serão mais produtivos que outros, e isso é normal. O importante é não desistir”, enfatiza.
Agora, prestes a ingressar na universidade, Mirella está animada para aprender mais sobre a teoria e prática do jornalismo. Apesar do frio na barriga, ela acredita que essa é apenas mais uma etapa em sua trajetória.
Com sua história inspiradora, a jovem mostra que dedicação, persistência e paixão são ingredientes essenciais para transformar sonhos em realidade. Para futuros vestibulandos, Mirella deixa uma mensagem: “A educação transforma vidas. Nunca subestime o poder do conhecimento”.
Imagem de Capa: Reprodução/Mirella Archangelo
Recentemente, Florianópolis enfrentou uma forte chuva que resultou no desabamento de uma parte da Rua…
Ao andar pelas ruas de várias cidades ao redor do mundo, é comum ver tênis…
Recentemente, o Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, realizaram uma pesquisa que revelou um…
A polêmica sobre a idade de uma das participantes do BBB 25 veio à tona…
A íris, a parte colorida do olho, é única – como uma digital. Desta forma,…
Promotores do caso confirmaram uma nova reviravolta em relação ao homem suspeito de estar envolvido…