A jovem Luana Pizzolato, residente em São Bernardo do Campo, Região de São Paulo, faz parte do seleto grupo de sete candidatos paulistas que conquistaram a pontuação máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Em todo o território brasileiro, apenas 60 estudantes alcançaram o tão almejado mil pontos, conforme os resultados divulgados na última terça-feira, 16.
Com mais de 3,9 milhões de inscrições, o exame representa o maior vestibular para instituições de ensino superior públicas e privadas no Brasil, além de ser reconhecido por mais de 50 universidades em Portugal e outros países.
O tema da redação da última prova abordou os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Luana, aspirante a uma vaga em medicina, sentiu-se confiante com o tema e, em sua redação, explorou os movimentos sociais do século XX, o patriarcado e o capitalismo. “Não enfrentei grandes dificuldades, pois é um tema atual e muito presente no dia a dia, especialmente para mim, como mulher”, contou ao Estadão.
Ela revela que a jornada de estudos que a fez conseguir a nota mil incluiu a produção de duas redações semanais, além de participação em um curso preparatório. O plano de estudos começa às 8h da manhã e ia até as 22h, com pausas ao longo do dia.
“Chorei muito. Não conseguia acreditar. Foi incrível, corri para compartilhar nas redes”, contou Luana, que administra um blog de estudos nas redes sociais onde publica sua rotina de estudos e experiências.
Embora já tenha sido aprovada na Faculdade de Medicina da Santa Casa e na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, o sonho de Luana é ingressar em uma universidade pública, considerando os custos das mensalidades nas instituições privadas.
Para os futuros candidatos, Luana destaca que a constância nos estudos elimina o receio de redigir. “Treine e estabeleça um limite. Não adianta passar três horas escrevendo uma redação em casa se no dia da prova não tivermos esse tempo”, aconselha.
A estudante também ressalta a importância de argumentos autênticos, uma vez que cada tema demanda uma abordagem distinta. “Faça várias perguntas a si mesmo para evitar lacunas na argumentação. Para mim, isso só se conquista com prática.”
Imagem de Capa: Luana studygram
Apesar de os incêndios florestais sejam uma realidade nas colinas do sul da Califórnia, a…
A Netflix deu início a 2025 trazendo mais emoção e reviravoltas com a segunda temporada…
Ilusões de ótica é um fenômeno visual em que nossos olhos e cérebro percebem algo…
Você pode notar que um pequeno furo pode aparecer de vez em quando em uma…
No mundo de hoje, muitas mulheres vivem suas vidas de acordo com o que elas…
Nem toda pessoa sorridente tem boas intenções. Algumas escondem sua verdadeira natureza por trás de…