De acordo com um novo estudo, o “divórcio do sono” está se tornando uma ocorrência cada vez mais regular para alguns casais. Apesar de especialistas afirmarem que o divórcio durante o sono pode ser benéfico para os relacionamentos, foram descritos sinais de alerta caso você não tenha certeza se você e seu parceiro realmente precisam dele.
Um divórcio do sono se refere simplesmente a casais que optam por camas e quartos separados para dormir em vez de ficarem aconchegados na mesma cama todas as noites. E parece que essa tendência está crescendo em popularidade.
De acordo com o relatório Tendências 2025 da Hilton, os casais estão aproveitando as viagens de férias para praticar o “divórcio do sono” e recuperar o sono perdido. O estudo revelou que 63% das viajantes admitiram que dormem melhor na própria cama, enquanto 37% preferem dormir em camas separadas durante as férias, principalmente quando viajam com os filhos.
Uma pesquisa online conduzida pela Academia Americana de Medicina do Sono (AASM) descobriu que os homens têm 45% mais probabilidade de dormir no sofá ou no quarto de hóspedes, deixando que suas colegas femininas fiquem no quarto, embora 25% das mulheres tenham dito que, na verdade, mudam de quarto.
A Dra. Seema Khosla, pneumologista e porta-voz da AASM, disse que casais privados de sono são mais propensos a discutir e sentir ressentimento por causa do cansaço. “Ter uma boa noite de sono é importante tanto para a saúde quanto para a felicidade, então não é surpresa que alguns casais optem por dormir separados para seu bem-estar geral.”, explicou.
A conselheira de saúde mental Stacy Thiry, da Grow Therapy, revelou à Fox que passar por um divórcio do sono pode aliviar “brigas” ou “frustração”. “[O divórcio do sono] pode até mesmo aumentar a conexão para algumas pessoas, relatando que se sentem mais próximas, já que não acordam um pouco ressentidas [depois] de uma noite de sono ruim.”, disse.
Mas ela também observou que a intimidade e a “proximidade” podem ser comprometidas por causa das camas separadas, mas o divórcio do sono dá aos casais uma opção para ver se funciona melhor para eles e para o relacionamento.
No entanto, se funcionar bem, também pode destacar os momentos de intimidade e melhorá-los, já que eles não estarão na mesma cama todas as noites. Desta forma, a distância física de dormir em camas separadas pode aumentar a saudade e o desejo um pelo outro, contribuindo para um relacionamento mais apaixonado e gratificante.
Além disso, do ponto de vista científico, o calor do seu parceiro pode estar atrapalhando seu sono, pois seu corpo tem dificuldade para regular a temperatura durante o sono REM.
O que acha dessa tendência? Vai aderir também?
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…